A FORMAÇÃO DE PILOTOS PRIVADOS DE HELICÓPTERO NA PMDF: um estudo de viabilidade da escola de aviação da Corporação

Autores

  • Geraldo Pereira da Silva Filho
  • Vilner Borges de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.59633/2316-8765.2023.275

Resumo

Com a homologação em 2016 do curso de piloto de helicóptero na PMDF, o Batalhão  de Aviação Operacional ganhou maior autonomia na formação de pilotos,    desobrigando-se dos certames licitatórios e dos entraves burocráticos relacionados. Ocorre que em um cenário de redução de despesas e de avaliação contínua dos custos logísticos, tornou-se imperiosa uma análise comparativa mais detalhada entre o programa de treinamento operacional e a contratação pública, em defesa da  eficiência e do interesse público. Por meio de uma pesquisa exploratória em plataformas institucionais, bem como das reflexões impulsionadas pelas entrevistas dos gestores da aviação e das revisões bibliográficas do ramo aeronáutico e da gestão pública, foi possível verificar que, embora mais onerosa, a escola institucional ainda é mais vantajosa pois congrega eficiência, pelos critérios de celeridade e disponibilidade  orçamentária, além de operacionalidade na formação de pilotos, autorizando, por hora, a conservação das formações iniciais na PMDF.

Biografia do Autor

  • Geraldo Pereira da Silva Filho

    Oficial da Polícia  Militar do Distrito  Federal, Bacharel em Segurança  Pública pela Academia de Polícia Militar de Brasilia,  Graduado em Direito pela Unieuro, Graduado em Educação Física pela Escola de Educação  Física do Exército, Especialista em Gestão Estratégica de Segurança Pública pelo Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP), Instrutor de voo de helicóptero na Polícia Militar do Distrito Federal e Examinador credenciado da Agência Nacional de Aviação.

  • Vilner Borges de Freitas

    Especialista em Gestão Estratégica de Segurança Pública pelo Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP), Instrutor de voo de helicóptero na Polícia Militar do Distrito Federal e Examinador credenciado da Agência Nacional de Aviação Civil, nos RBAC 90, 91, 135 e 141. É Major da ativa da Polícia Militar do Distrito Federal.

Downloads

Publicado

2023-08-16

Como Citar

A FORMAÇÃO DE PILOTOS PRIVADOS DE HELICÓPTERO NA PMDF: um estudo de viabilidade da escola de aviação da Corporação. (2023). Revista Ciência & Polícia, 9(1), 7-42. https://doi.org/10.59633/2316-8765.2023.275

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>