Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS - Revista Ciência & Polícia (RCP)

REGRAS GERAIS

Se você estiver interessado em enviar um manuscrito para a RCP deve observar as exigências da revista. Use o modelo de Carta de Apresentação para descrever suscintamente ao Comitê Editorial seu manuscrito.

Utilize o Template RCP ABNT para compor o corpo do texto, sem identificação. Para o Dossiê I/2024 - Psicologia Policial e da Segurança Pública utilize o Template RCP APA.

Certifique-se de remover todas as propriedades e informações pessoais dos arquivos destinados ao corpo do texto, tabelas, material suplementar, etc.

Será respeitado o prazo mínimo de 12 meses para que seja publicado outro artigo do mesmo autor ou co-autor.

O trabalho deve ser:

  • científico e apresentar resultados de pesquisas relevantes ou que contribuam para o conhecimento na área das Ciências Policiais e da Segurança Pública.
  • inédito, ou seja, não pode ter sido publicado em outra revista.
  • não deve estar sob avaliação em qualquer outro periódico.
  • certifique-se de que tenha inspecionado o corpo do texto e removido quaisquer propriedades/informações pessoais identificadoras de autoria.

Os arquivos devem ser enviados em editor de texto (doc. ou rtf.), não deve ter agradecimentos, observações, dedicatória ou marcações (de revisão, autoria, dados personalizados etc.) que revelem autoria. Os anexos devem ser evitados: sua utilização poderá ser aplicada se for de extrema relevância do trabalho (ver item 2. Formatações).

1. TIPOS DE CONTRIBUIÇÕES

A Revista Ciência & Polícia publica artigos originais relacionados às diversas áreas da Ciência Policial, Segurança Pública e áreas afins, e adota critérios de seleção específicos. Os autores interessados em submeter manuscritos à Revista Ciência & Polícia devem atentar para o cumprimento dessas normas.

No que concerne aos tipos de contribuição, a Revista Ciência & Polícia aceita manuscritos que se enquadrem nas seguintes categorias:

a. Estudos Empíricos: trata-se de relatos de pesquisa original, com fontes de dados primários ou secundários. Sua estrutura típica consiste em diferentes seções que refletem os estágios do processo de investigação e que aparecem na seguinte ordem: introdução (desenvolvimento do problema com revisão da literatura empírica concernente ao problema e apresentação dos propósitos de investigação); método (descrição dos participantes/sujeitos, instrumentos, materiais/equipamentos e procedimentos utilizados para a condução da pesquisa); resultados (relato dos achados e análises); e discussão (sumário, interpretação e implicações dos resultados). Esse tipo de contribuição está limitado a 30 páginas, incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências. O resumo e o abstract devem ter, cada um, no máximo 300 palavras.

b. Artigos Teóricos: Trata-se de trabalhos baseados na literatura empírica vigente para propor avanços teóricos. Espera-se que os autores apresentem o desenvolvimento de uma teoria para expandir ou refinar construtos teóricos, apresentem uma nova teoria ou analisem uma teoria existente, apresentando suas fraquezas ou que demonstrem a vantagem de uma teoria sobre outra. Usualmente, os autores de contribuições desta natureza analisam a consistência interna de uma teoria, bem como sua validade externa. As seções podem variar como forma de busca de consistência. É fundamental que haja um elemento propositivo no texto. Esse tipo de contribuição está limitado a 30 páginas, incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências. O resumo e o abstract devem ter, cada um, no máximo, 300 palavras.

c. Artigos Metodológicos: Trata-se da apresentação de novas abordagens metodológicas, modificação de métodos existentes ou discussões sobre abordagens analíticas de dados para a comunidade científica. O uso de dados empíricos, neste caso, serve unicamente como ilustração da técnica de análise de dados. Esse tipo de contribuição está limitado a 30 páginas, incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências. O resumo e o abstract devem ter, cada um, no máximo 300 palavras.

d. Resenhas de livros: A RCP publica resenhas inéditas de livros/obras recentes (publicados há não mais que 5 anos). Orientações gerais: utilize a opção Resenhas;  as resenhas devem ser submetidas em língua portuguesa-BRA; são aceitos, no máximo, 02 (dois) autores; o texto deve conter não mais que 6 mil caracteres (sem espaços); o arquivo deverá conter uma imagem da capa do livro/obra resenhado (formato .jpg ou .tiff, resolução 300 dpi); o(s) autor(es) deverão apresentar reflexões a respeito do livro/obra; a resenha deve conter uma ficha técnica contendo os dados da publicação: título, autor, editora, cidade, ano, número de páginas, ISBN (quando houver); 

 

2. FORMATAÇÕES

Os textos deverão ser escritos e enviados pelo sistema de submissão da RCP da seguinte forma:

- Fonte: Times New Roman, tamanho 12, recuo padrão de início de parágrafo, alinhamento justificado, espaçamento igual a 1,5 para o texto e títulos. 

- Formato: A4;

- Margens: inferior e direita de 2 cm, esquerda e superior de 3 cm;

- Número de páginas: A numeração deve ser sequencial, a partir da segunda página, em algarismos arábicos, no canto superior direito, sem traços, pontos ou parênteses.

A sequência do artigo deve ser assim seguida: 

- Título principal do artigo: maiúsculo, negrito, centralizado, em dois idiomas: em português (obrigatório) e em inglês ou espanhol ou francês. Subtítulos: seguir padrão da revista e, nos casos não especificados, as normas ABNT para formatação e numeração utilizadas pela revista. Por padrão, não são numerados Introdução e Considerações Finais. 

- Resumo: título maiúsculo, negrito, centralizado e o corpo do texto sem recuo e com espaçamento 1, deverá ser escrito em dois idiomas: em português (obrigatório) e em inglês (obrigatório), espanhol ou francês. Deve ter, no máximo, 300 palavras, seguido de pelo menos 3 (três) palavras-chave nos idiomas respectivos, separadas por ponto e vírgula;

- Artigo com até 50 mil caracteres com espaços (incluindo-se todas as referências bibliográficas, notas e gráficos); notas de pé de página em algarismos arábicos; referências bibliográficas; nota biográfica (até 50 palavras), incluindo-se instituição, cargo, áreas de interesse e principais publicações e curriculum lattes.

- Todos os desenhos, fotografias, gráficos, mapas, quadros e tabelas devem conter título e fonte, sendo numerados e, sempre que necessário, indicar os créditos. No caso de imagens que exijam autorização para reprodução, sua obtenção caberá ao autor. Não necessitam ser enviadas, apenas devem ser inseridas no texto, abertas à edição; 

- Ilustrações: devem ser inseridas no corpo do texto e também enviadas em arquivos separados, em JPG, nas resoluções exigidas*. Outros aspectos não informados, utilizar NBR 6023 para ilustrações.

*Resolução das ilustrações: 
- 300dpi para imagens (fotos e afins)
- 900dpi para desenhos (quadros, gráficos, esquemas ou outro tipo de ilustração feito em ferramenta de desenho).


- Referências: a normalização das referências é baseada nas normas da ABNT (NBR 6023:2002 - Informação e documentação - Referências - Elaboração).

A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto são da responsabilidade do autor. As fontes devem ser apresentadas de forma completa. Os nomes dos periódicos devem ser descritos por extenso, sem abreviações. As referências devem ser ordenadas alfabeticamente e alinhadas à margem esquerda, conforme ABNT, com espaçamento simples nas entrelinhas e duplo entre as referências. 

- Recomendações: Recomenda-se que se observem as normas da ABNT referentes à apresentação de artigos em publicações periódicas (NBR 6023/2002), apresentação de citações em documentos (NBR 10.520/2002), norma para datar (NBR 5892), numeração progressiva das seções de um documento (6024/2003) e resumos (NBR 6028/2003), bem como a norma de apresentação tabular do IBGE.

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO:
1. Tema (atual e relevante);
2. Objetivos (claros e bem definidos);
3. Revisão de literatura (reflete o estado-da-arte do conhecimento na área);
4. Consistência conceitual ou teórica do trabalho (adequada e bem estruturada);
5. Método de pesquisa utilizado (claramente definido e consistente com os objetivos do trabalho);
6. Análise de dados e resultados (interpretação correta dos dados e articulada com a base teórica);
7. Conclusões (fundamentadas nos dados da pesquisa, claras e objetivas);
8. Contribuição científica (para o conhecimento na área temática);
9. Redação e organização do texto (ortografia, gramática, clareza, objetividade e estrutura formal);
O autor poderá submeter também texto com o resultado de um caso de ensino. Para tanto, sugere-se observar as recomendações da revista para apresentação de Casos de Ensino.

4. PROCESSO DE AVALIAÇÃO: 
 Os manuscritos considerados como não aderentes às normas terão sua tramitação interrompida e os autores informados da decisão.
Os manuscritos recebidos passam por uma pré-avaliação (desk review) realizada pelo Editor-Chefe onde é feita análise rigorosa da adequação do manuscrito às normas da revista, considerando, especialmente ao tipo de contribuição. Quando aprovados, recebem um código e aguardam na fila, por ordem de registro, os pareceres dos avaliadores ad hoc.

Tantos autores como avaliadores têm a identidade omitida durante o processo de avaliação (double blind review).

Após o trabalho receber dois pareceres, a editoria envia aos autores o resultado por e-mail com os apontamentos para eventuais revisões e adequações. O prazo para devolução das revisões é de 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado caso solicitado pelo autor.
Os nomes dos autores somente serão revelados quando o trabalho for publicado.
A revista não aceita envios fora das normas de submissão.
Todos os trabalhos devem ser submetidos, exclusivamente, pelo sistema de submissão e publicação da RCP;

  
Apreciação pelo Conselho Editorial:

O manuscrito que se enquadra nas categorias acima descritas é aceito para análise pressupondo-se que:

                (a) o mesmo trabalho não foi publicado e nem está sendo submetido para publicação em outro periódico;

                (b) todas as pessoas listadas como autores aprovaram o seu encaminhamento com vistas à publicação na Revista Ciência & Polícia;

                (c) qualquer pessoa citada como fonte de comunicação pessoal aprovou a citação;

                (d) os autores seguiram todos os procedimentos éticos recomendados pelos padrões adotados pela Revista.

  Pequenas modificações no texto poderão ser feitas pela pelo Conselho Editorial da Revista. Quando se julgar necessário modificações substanciais, o autor será notificado e encarregado de fazê-las, devolvendo o trabalho reformulado no prazo estipulado.

Revisão final

Antes de enviar os manuscritos para diagramação/publicação, o Editor enviará uma prova online para a revisão dos autores. Esta revisão deverá ser feita em três dias úteis e devolvida à Revista.

    Envio de contribuições

  • A Revista Ciência & Polícia não assume responsabilidade por conceitos emitidos pelos autores.
  • Os autores deverão utilizar a plataforma OJS para realizar cadastro a fim de iniciar o processo de submissão de manuscritos.
  • Os trabalhos enviados para publicação serão originais e inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em livro ou em outro periódico, exceto na plataforma SciELO preprint
  • A revista não cobra taxa de processamento e submissão dos artigos. 
  • Possíveis modificações de estrutura ou de conteúdo, por parte da Editoria, serão previamente acordadas com os autores, e não serão admitidas após os trabalhos serem entregues para composição. 
  • O autor declara ter plenos direitos autorais sobre a produção, ao submeter textos e artigos, não tendo realizado nenhum tipo de plágio, bem como indicando as fontes de suas citações. Além disso, a submissão do texto ou artigo implica na autorização plena, irrevogável e gratuita, de sua publicação nesta revista, que fará a devida menção de sua autoria. 
  • A Revista Ciência & Polícia adota o acesso aberto a toda a comunidade. Oferece ainda acesso livre a todo seu conteúdo, uma vez que segue o princípio de que dispor do conhecimento científico democratiza a ciência.

Para mais informações, consultar os editores através do e-mail: revista@iscp.edu.br

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

A Revista Ciência & Polícia (RCP) utiliza licença Creative Commons do tipo CC BY 4.0 Deed e encoraja seus autores a divulgarem, de forma impressa ou eletrônica, dispensada qualquer tipo de prévia autorização os artigos publicados. O artigo pode ser compartilhado e adaptado, para qualquer fim, sendo obrigatória a indicação de eventuais alterações e a atribuição da autoria.

 Os autores mantêm os direitos autorais de seus artigos sem restrições, mas concedem ao periódico o direito de primeira publicação.

A identificação de condutas inapropriadas, tais como, plágio, manipulação de citações, falsificação de dados etc. em manuscritos submetidos ou artigos já publicados, será conduzida de acordo com as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores, na aba Sobre a Revista.

Se os autores desejarem submeter seu manuscrito em avaliação na RCP a outro periódico, deverão manifestar formalmente por Notificação ao Editor antes das avaliações serem comunicadas (todos os coautores devem concordar com o pedido 
de retirada, e o acordo deve ser claro para o editor do periódico em questão). Da mesma forma, qualquer manuscrito submetido à RCP e que esteja sob consideração em outro periódico, deverá estar acompanhado, no ato da submissão, da notificação formal feita ao editor do outro periódico. A tramitação na RCP dependerá da análise dos argumentos e justificativas apresentadas quanto à retirada do processo. 

Artigos

Política padrão de seção

Dossiê I/2024 - Psicologia Policial e da Segurança pública

Os manuscritos poderão ser submetidos em português, inglês ou espanhol no site da RCP (https://revista.iscp.edu.br/index.php/rcp/index). A edição especial I/2024 utilizará o estilo da American Psychology Association (APA) 7a. edição (consultar https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/paper-format/sample-papers). Use o modelo de Carta de Apresentação para descrever suscintamente ao Editorial seu manuscrito. Para o Dossiê I/2024 - Psicologia Policial e da Segurança Pública utilize o Template RCP APA.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.