Informação para Bibliotecários

Convidamos as bibliotecas a listarem a RCP em seus catálogos de revistas eletrônicas. Esse sistema de publicação é desenvolvido também para ser hospedado e operado por bibliotecas, em apoio ao trabalho de publicação das revistas do seu corpo acadêmico (saiba mais acessando a página oficial do Open Journal Systems).

A RCP é um periódico científico de acesso livre, nos termos do BOAI (https://www.budapestopenaccessinitiative.org/boai-10-translations/portuguese-brazilian-translation).

“Acesso aberto” à literatura científica revisada por pares significa a disponibilidade livre na Internet, permitindo a qualquer usuário ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral desses artigos, recolhê-los para indexação, introduzi-los como dados em software, ou usá-los para qualquer outro fim legal, sem barreiras financeiras, legais ou técnicas que não sejam inseparáveis ao próprio acesso a uma conexão à Internet. As únicas restrições de reprodução ou distribuição e o único papel para o direito autoral neste domínio é dar aos autores o controle sobre a integridade do seu trabalho e o direito de serem devidamente citados nos termos da Creative Commons (CC BY  - 4.0 Deed).

A RCP utiliza versões atualizadas do OJS 3.1.2 o que possibilita o registro e a inclusão das publicações no PKP PN. O legado de publicações da RCP, portanto, é exportado automaticamente e preservado para acesso de longo prazo.

A RCP contribui com o Projeto I4OC (Projeto de Iniciativa para Citações Abertas) utilizando plugins que possibilitam a exportação irrestrita dos dados bibliográficos e de citações estruturados, separáveis e abertos, legíveis por máquina. Além disso, o periódico cria registros dos metadados, deposita e compartilha DOI em toda a infraestrutura Crossref.