Notícias

Chamada para submissão de artigos Dossiê Psicologia Policial e da Segurança Pública - Edição especial I/2024

04.12.2023

A Chefe do Departamento de Educação e Cultura (DEC), por meio da Comissão Editorial da Revista Ciência & Polícia (RCP), vinculada ao Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP), torna pública a chamada para submissão de artigos científicos teóricos e/ou empíricos sobre temas relacionados à Psicologia Policial e da Segurança Pública.

Saiba mais sobre Chamada para submissão de artigos Dossiê Psicologia Policial e da Segurança Pública - Edição especial I/2024

Edição Atual

v. 10 n. 2 (2024): Dossiê I/2024 - Psicologia Policial e da Segurança Pública
					Visualizar v. 10 n. 2 (2024): Dossiê I/2024 - Psicologia Policial e da Segurança Pública

Psicologia Policial e da Segurança Pública se refere a uma vasta área de aplicações de interesse dos órgãos responsáveis pela aplicação da lei. Ela é formalmente reconhecida, desde 2013, pela American Psychological Association (APA) como uma especialidade em psicologia profissional. Está ainda diretamente relacionada a divisões importantes na APA, como Military PsychologyPeace Psychology, Community Psychology, Behavioral Crime Prevention, além de outras. 

A Psicologia Policial e da Segurança Pública pode se referir desde a compreensão dos ambientes físicos de trabalho até as respostas aos fatores de estresse dos agentes de segurança pública; da ergonomia dos equipamentos de proteção individual à eficiência/eficácia dos recursos de força progressiva utilizados por policiais e bombeiros; dos processos de adoecimento psicofisiológicos às intervenções institucionais preventivas e de mitigação; do acolhimento de vítimas de agressões, por psicólogos policiais, à elaboração de laudos e perfis criminais para fins de investigação e/ou jurídicos como acusação ou execução penal. Ocupa, portanto, vasto campo de atuação interdisciplinar, seja ele de caráter ocupacional (avaliação pré-emprego de candidatos ou de aptidões específicas; atendimento clínico etc.) ou de suporte operacional (intervenção em crises, negociação de reféns, análises comportamentais etc).

Publicado: 21.02.2024

Editorial

  • Dossiê Psicologia Policial e da Segurança Pública

    Leonardo Borges Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.59633/2316-8765.2024.362

Dossiê I/2024 - Psicologia Policial e da Segurança pública

  • Sintomas Osteomusculares em Policiais Militares: uma Investigação dos Fatores Psicossociais correlacionados

    Carlos Manoel Lopes Rodrigues, Cristiane Faiad, Marina Cerceau Silva
    DOI: https://doi.org/10.59633/2316-8765.2024.335
Ver Todas as Edições

Revista Ciência & Polícia (ISSN 2316-8765)