GESTÃO DE COMUNICAÇÃO DE CRISE:  A Polícia de Segurança Pública de Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59633/2316-8765.2023.330

Palavras-chave:

comunicação, gestão de crise, organização, PSP, stakeholders

Resumo

A gestão de crises é uma preocupação antiga no seio das organizações, dadas as consequências negativas que normalmente advêm deste tipo de evento. Face ao seu caráter de inevitabilidade, excepcionalidade, relevância e reduzido tempo para aplicação de contramedidas, torna-se imprescindível a adoção de mecanismos organizacionais internos nas instituições ou empresas para que se possa eliminar o mais rapidamente possível a crise e, ao mesmo tempo, mitigar os seus efeitos junto dos stakeholders. Com o contínuo incremento do elemento “comunicação” na gestão de crises organizacionais, torna-se fulcral perceber qual a importância que a Polícia de Segurança Pública (PSP) tem dado a esta temática. Para cumprir este desígnio e adotando um método de análise teórico de índole qualitativa, analisaram-se diversos documentos de caráter estratégico e comunicacional, elaborados na PSP, não se verificando quaisquer normas que definam critérios ou procedimentos relativos à gestão de uma crise com o intuito de minorar os efeitos, normalmente nefastos a nível comunicacional, e que afetam a sua imagem reputacional, o que contraria as boas práticas sugeridas no campo teórico relativamente a esta temática.

 

Biografia do Autor

  • Jairo Ivan Domingos Campos, Universidade Autónoma de Lisboa e ISCPSI

    Mestre em Ciências Policiais, Doutorando em Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa

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Publicado

22.12.2023

Como Citar

DOMINGOS CAMPOS, Jairo Ivan. GESTÃO DE COMUNICAÇÃO DE CRISE:  A Polícia de Segurança Pública de Portugal. Revista Ciência & Polícia, [S. l.], v. 9, n. 2, 2023. DOI: 10.59633/2316-8765.2023.330. Disponível em: https://revista.iscp.edu.br/index.php/rcp/article/view/330.. Acesso em: 23 nov. 2024.

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