GESTÃO DE COMUNICAÇÃO DE CRISE:  A Polícia de Segurança Pública de Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59633/2316-8765.2023.330

Palavras-chave:

comunicação, gestão de crise, organização, PSP, stakeholders

Resumo

A gestão de crises é uma preocupação antiga no seio das organizações, dadas as consequências negativas que normalmente advêm deste tipo de evento. Face ao seu caráter de inevitabilidade, excepcionalidade, relevância e reduzido tempo para aplicação de contramedidas, torna-se imprescindível a adoção de mecanismos organizacionais internos nas instituições ou empresas para que se possa eliminar o mais rapidamente possível a crise e, ao mesmo tempo, mitigar os seus efeitos junto dos stakeholders. Com o contínuo incremento do elemento “comunicação” na gestão de crises organizacionais, torna-se fulcral perceber qual a importância que a Polícia de Segurança Pública (PSP) tem dado a esta temática. Para cumprir este desígnio e adotando um método de análise teórico de índole qualitativa, analisaram-se diversos documentos de caráter estratégico e comunicacional, elaborados na PSP, não se verificando quaisquer normas que definam critérios ou procedimentos relativos à gestão de uma crise com o intuito de minorar os efeitos, normalmente nefastos a nível comunicacional, e que afetam a sua imagem reputacional, o que contraria as boas práticas sugeridas no campo teórico relativamente a esta temática.

 

Biografia do Autor

  • Jairo Ivan Domingos Campos, Universidade Autónoma de Lisboa e ISCPSI

    Mestre em Ciências Policiais, Doutorando em Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa

Referências

AGARWAL, Shipra; GARG, Ashish. The importance of communication within organizations: A research on two hotels in Uttarakhand. IOSR Journal of Business and Management, v. 3, n. 2, p. 40-49, 2012.http://dx.doi.org/10.9790/487X-0324049Alves, F. Subsídios para a História da Polícia de Segurança Pública. Estudo da evolução do regime jurídico. Encontro da Escrita. Lisboa, 2021.ALVES, Flávio dos Santos; VALENTE, A. C. Polícia de Segurança Pública: Origem, evolução e actual missão. Politeia, v. 3, n. 1,p. 63-102, 2006.ANDRADE, José Gabriel de Oliveira. A Sociedade da Informação e as Organizações Em Momentos de Crise: Uma Investigação Interpretivista do Fluxo de Comunicação em Períodos de Turbulência. 2008. [Tese de Doutorado]. Universidade Católica Portuguesa (Portugal).BUNDY, Jonathan et al. Crises and crisis management: Integration, interpretation, and research development. Journal of management, v. 43, n. 6, p. 1661-1692, 2017.https://doi.org/10.1177/0149206316680030CAETANO, J., VASCONCELOS, M., & VASCONCELOS, P. Gestão de crise. Lisboa: Editorial Presença,2006.CLEMENTE, P. Ética policial–da eticidade da coacção policial. Lisboa ISCSPI, 2016.

COIMBRA, A. J. F. A. A comunicação na polícia de segurança pública: projeto de criação de um canal institucional de televisão.[Trabalho individual final-5. º curso de direção e estratégia policial]. Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal, 2021.COMANDO METROPOLITANO DE LISBOA (COMETLIS). Manual de comunicação. 2017.COOMBS, W. Timothy. Parameters for crisis communication. In: HEATH, Robert L.; O’HAIR, H. Dan (editors). The handbook of crisis communication.UK: Wiley-Blackwell. p. 17-53, 2010.http://dx.doi.org/10.1002/9781444314885.ch1COOMBS, W. Timothy. Ongoing crisis communication: Planning, managing, and responding. Sage publications, 2014.DIMITROV, Roumen. Silence and invisibility in public relations. Public Relations Review, v. 41, n. 5, p. 636-651, 2015. https://doi.org/10.1016/J.PUBREV.2014.02.019DURÃO, Susana. Patrulha e proximidade: uma etnografia da polícia de Lisboa. 2008.FEARN-BANKS, Kathleen. Crisis communications: A casebook approach. Routledge, 2011.FERGUSON, Sherry Devereaux. Communication planning: An integrated approach. Sage, 1999.FERREIRA, Nuno Jorge de Lima. A Comunicação de Crise: Contributo para a atividade operacional da Polícia. 2017. Dissertação (Mestrado). Curso de Gestão Estratégica das Relações PúblicasDisponível em:https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/20026Acesso em: 20 jun 2023.GRINT, Keith. The cuckoo clock syndrome: addicted to command, allergic to leadership. European management journal, v. 28, n. 4, p. 306-313, 2010.https://doi.org/10.1016/j.emj.2010.05.002JOHANNESEN, Richard L. The functions of silence: A plea for communication research. Western Journal of Communication (includes Communication Reports), v. 38, n. 1, p. 25-35, 1974. https://doi.org/10.1080/10570317409373806JORGE, Nuno daSilva. Reputação: um elemento diferenciador e protector face a crises organizacionais. 2010. Dissertação (Mestrado). Curso de Gestão Estratégica das Relações Públicas.Disponível em: https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/1998Acesso em:19 mai 2023.LAMPREIA, J. Martins. Da gestão de crise ao marketing de crise. Editora Texto, 2007.LARA, A.Subversão e guerra fria. Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2011LOSEE, Robert M. Communication defined as complementary informative processes. Journal of Information, Communication and Library Science, v. 5, n. 3, p. 1-15, 1999. Disponível em: https://citeseerx.ist.psu.edu/document?repid=rep1&type=pdf&doi=2f330285b186876ccbb108bebafb533422d60eca

Acesso em:28 jul 2023.LOURENÇO, Nelson. Legitimidade e confiança nas polícias.Revista do Ministério Público, 129, pp. 131-148. Disponível em:https://rmp.smmp.pt/wp-content/uploads/2012/05/7_RMP_N129_Nelson-Lourenco.pdfAcesso em:29 jun 2023.KOSCHMANN, Matt. What is organizational communication. Retrieved April, v. 25, 2012. Disponível em: https://www.academia.edu/2987170. Acesso em: 20 mai 2023.MENDES, António Marques; PEREIRA, Francisco Costa. Crises de ameaças a oportunidades, gestão estratégica de comunicação de crises, 1ª edição, Lisboa. Edições sílabo, lda, 2006.MONTEIRO, A. C., CAETANO, J., MARQUES, H., & LOURENÇO, J. Formas de comunicação. Lisboa: Sílabo, 2012.MORGAN, Elizabeth M.; SNELSON, Chareen; ELISON-BOWERS, Patt. Image and video disclosure of substance use on social media websites. Computers in human behavior, v. 26, n. 6, p. 1405-1411, 2010.http://dx.doi.org/10.1016/j.chb.2010.04.017MORIARTY, Sandra E. PR and IMC: The benefits of integration. Public Relations Quarterly, v. 39, n. 3, p. 38, 1994. Disponível em:https://www.proquest.com/scholarly-journals/pr-imc-benefits-integration/docview/222405943/se-2Acesso em:29 abr 2023.PAIS, Lúcia G. et al. Protesto político e atividade policial: a perceção dos" media". Análise Social, p. 494-517, 2015.Disponível em: http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/AS_216_a02.pdfAcesso em:20 abr 2023.PEARSON, Christine M.; CLAIR, Judith A. Reframing crisis management. Academy of management review, v. 23, n. 1, p. 59-76, 1998. https://doi.org/10.5465/amr.1998.192960POIARES, Nuno. Mudar a Polícia ou mudar os polícias? O papel da PSP na sociedade portuguesa. Bnomics, 2013.Polícia de Segurança Pública (PSP). Ordem de Serviço n.º 11, I Parte, 30 de março. 1993.Polícia de Segurança Pública (PSP). Despacho n.º 17/GDN/2003. 16 de outubro. 2003a.Polícia de Segurança Pública (PSP). Despacho n.º 18/GDN/2003. 12 de novembro. 2003bPolícia de Segurança Pública (PSP). Normas de Execução Permanente n.º AUOOS/DO/01/11. 5 de janeiro. 2009.Polícia de Segurança Pública (PSP). Grandes opções estratégicas da PSP para 2013-2016. 2012. Disponível em: https://www.operacional.pt/docs/Grandes%20Op%C3%A7%C3%B5es%20Estrat%C3%A9gicas%202013-2016.pdf

Polícia de Segurança Pública (PSP). Plano de Atividades 2017. 2017.Disponível em: https://www.psp.pt/Documents/Instrumentos%20de%20Gest%C3%A3o/Plano%20de%20Atividades/2017%20-%20Plano%20de%20Atividades%20da%20PSP.pdfPolícia de Segurança Pública (PSP). Estratégia da PSP 20/22. 2020a.Polícia de Segurança Pública (PSP). Normas de execução permanente n.º ASDDN/GDN/01/01. 26 de agosto. 2020b.Polícia de Segurança Pública (PSP). Estratégia da PSP 23/25. 2023. Disponível em: https://www.psp.pt/Documents/Instrumentos%20de%20Gest%C3%A3o/Documentos%20Estrat%C3%A9gicos/Estrat%C3%A9gia%20PSP%202023-2025.pdfREINER, R. Policing and the media. In: NEWBURN, Tim (Ed.)Handbook of Policing. Willan Publishing, Oregon, USA, pp. 313-335.REIS, José. Da gestão de assuntos, comunicação do risco e comunicação de crise à função do Porta-voz. Relações Públicas e Comunicação Organizacional: Desafios da Globalização. Lisboa: Escolar Editora,pp. 311-326, 2015.RODRIGUES, Adriano Duarte. Comunicação e cultura: a experiência cultural na era da informação. Lisboa: Editorial Presença, 1993.SEBASTIÃO, Sónia. Comunicaçãoestratégica: As relações públicas. Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2009.SELLNOW, Timothy L.; SEEGER, Matthew W. Theorizing crisis communication. UK: Wiley-Blackwell, 2013.SHU, Kai et al. Fake news detection on social media:A data mining perspective. ACM SIGKDD explorations newsletter, v. 19, n. 1, p. 22-36, 2017.https://doi.org/10.1145/3137597.3137600SILVA, Mariana Luísa Caseiro Marques da. A formação na área da comunicação externa ao longo da carreira de oficial de polícia. Dissertação (Mestrado). Integrado em Ciências Policiais. Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI), 2022. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/41480Acesso em:19 abr 2023.SILVA, Nuno Filipe Miguel da. O papel das relações públicas estratégicas no processo de identificação organizacional na PSP. Tese (Doutorado). Ciências da Comunicação, ISCTE -Instituto Universitário de Lisboa,2023. Disponível em: https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/29314Acesso em:19 abr 2023.TORRES, J. Gestão de riscos no planeamento, execução e auditoria de segurança. Lisboa: Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, 2015.TORRES, J. Uma Polícia para o século XXI: Breves reflexões. Separata da Revista Polícia Portuguesa, v. 2, p. 4-26, 2020.

VALVERDE, Sofia de Jesus Monteiro Marques. Plano de comunicação externa no contexto da Polícia de Segurança Pública. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.26/32957. Acesso em: 05 fev 2023.VICTORINO, Mariana. Antes da crise: a utilização de ferramentas preventivas de crises reputacionais nos diversos setores empresariais. Revista Comunicação e Marketing, 6 (1), p. 4-27, 2015.WOON, Eugene; PANG, Augustine. Explicating the information vacuum: stages, intensifications, and implications. Corporate Communications: An International Journal, v. 22, n. 3, p. 329-353, 2017. https://doi.org/10.1108/CCIJ-10-2016-0066

Downloads

Publicado

22.12.2023

Como Citar

DOMINGOS CAMPOS, Jairo Ivan. GESTÃO DE COMUNICAÇÃO DE CRISE:  A Polícia de Segurança Pública de Portugal. Revista Ciência & Polícia, [S. l.], v. 9, n. 2, 2023. DOI: 10.59633/2316-8765.2023.330. Disponível em: https://revista.iscp.edu.br/index.php/rcp/article/view/330.. Acesso em: 28 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 90

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>