Alinhamento Estratégico como Instrumento da Governança de TI: Avaliação da Maturidade na Polícia Militar do Distrito Federal sob o Modelo de Luftman

Autores

  • Bilmar Angelis de Almeida Ferreira ISCP
  • Antônio de Jesus Felippe de Oliveira ISCP
  • Jane de Oliveira Rabelo de Almeida ISCP

DOI:

https://doi.org/10.59633/2316-8765.2016.315

Resumo

Este trabalho apresenta a avaliação do modelo de maturidade em alinhamento estratégico de TI na Polícia Militar do Distrito Federal, organização responsável constitucionalmente pela prevenção e repressão imediata aos fenômenos de violência e criminalidade no âmbito da Capital da República Federativa do Brasil. Baseou-se na abordagem de avaliação e nos instrumentos adaptados da proposta de Luftman (2000), estudando-se a opinião dos autores especializados, documentos oficiais e impressões de gestores acerca do tema.

Biografia do Autor

  • Bilmar Angelis de Almeida Ferreira, ISCP

    Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação (UCB). Pós-graduado em Direito Público pelo Instituto Processus, em Governança de Tecnologia da Informação (UCB) e em Gestão de Segurança Pública (APMB). Graduado pelo Curso de Formação de Oficiais da (APMB) e Bacharel em Direito pela Faculdade Processus. Atua como Oficial da PMDF e Professor da Universidade Católica de Brasília. Brasília – Distrito Federal – Brasil.

  • Antônio de Jesus Felippe de Oliveira, ISCP

    Graduado Economia pela UNESP. Pós-Graduado em Gestão de Serviços Bancários com Foco em Back-Office pela FGV-EAESP. Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação (UCB). Gerente Nacional de TI no Projeto Estratégico de Operações Imobiliárias da CEF e Professor da UCB. Tem experiência na área de Ciência da Informação e Administração Estratégica, com ênfase em IC, BI e Gestão Estratégica. Brasília – Distrito Federal – Brasil.

  • Jane de Oliveira Rabelo de Almeida, ISCP

    Mestranda em Direito (UCB). Pós-Graduada em Direito Penal (Instituto Processus). Graduada em Direito (UNICEUB). Atua profissionalmente como advogada e professora de graduação e pós-graduação em direito e em segurança e ordem pública da Universidade Católica de Brasília. Brasília – Distrito Federal – Brasil.

Downloads

Publicado

22.06.2016

Como Citar

ANGELIS DE ALMEIDA FERREIRA, Bilmar; DE JESUS FELIPPE DE OLIVEIRA, Antônio; DE OLIVEIRA RABELO DE ALMEIDA, Jane. Alinhamento Estratégico como Instrumento da Governança de TI: Avaliação da Maturidade na Polícia Militar do Distrito Federal sob o Modelo de Luftman. Revista Ciência & Polícia, [S. l.], v. 4, n. 1, 2016. DOI: 10.59633/2316-8765.2016.315. Disponível em: https://revista.iscp.edu.br/index.php/rcp/article/view/315.. Acesso em: 28 abr. 2024.