Avaliação de atitudes de supervisores sobre o ensino superior para praças policiais militares

Autores

  • Nelson Gonçalves de Souza Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.59633/2316-8765.2019.106

Palavras-chave:

atitudes, ensino superior, polícia militar

Resumo

O estudo teve como objetivo identificar as atitudes dos supervisores policiais da Polícia Militar do Distrito Federal, em relação ao ensino superior para policiais de baixa patente. 44 supervisores participaram da pesquisa e foi utilizado um instrumento para medir atitudes em relação ao ensino superior como promotor de oportunidades profissionais, como ferramenta para melhorar o trabalho policial militar e como item relevante para a seleção de novos policiais, bem como para o desenvolvimento de oficiais de escalões inferiores. O estudo utilizou a Análise de Componentes Principais (PCA) para analisar os dados coletados. Foi evidenciada a atitude positiva dos supervisores em relação ao ensino superior para praças policiais militares, visto como um mecanismo para a melhoria efetiva do trabalho desses profissionais junto à sociedade e como um instrumento para melhorar as relações institucionais com as comunidades, bem como para identificar e solucionar problemas de crime e desordem que podem estar afetando-as. O ensino superior é percebido positivamente como um requisito adequado para ingresso na corporação policial.

 

Biografia do Autor

  • Nelson Gonçalves de Souza, Universidade de Brasília

    Doutor em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (UnB). Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação (UCB)

Publicado

15.07.2020

Edição

Seção

Artigos

Categorias

Como Citar

GONÇALVES DE SOUZA, Nelson. Avaliação de atitudes de supervisores sobre o ensino superior para praças policiais militares. Revista Ciência & Polícia, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 36–56, 2020. DOI: 10.59633/2316-8765.2019.106. Disponível em: https://revista.iscp.edu.br/index.php/rcp/article/view/106.. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 77

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.