A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO NA POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL E SUAS IMPLICAÇOES NA LAVRATURA DE AUTOS DE PRISÃO EM FLAGRANTE MILITAR
DOI:
https://doi.org/10.59633/2316-8765.2021.163Resumo
Este trabalho aborda a Educação na Polícia Militar do Distrito Federal sob o aspecto da escolaridade e busca realizar a análise das alterações no nível exigido para ingresso na PMDF com a formação dedicada aos ingressos e sua conduta profissional utilizando os autos de prisão em flagrante militar realizados no Departamento de Controle e Correição da PMDF. A sociedade exige que a atividade policial seja adequada aos preceitos estabelecidos nos diplomas legais que reforçam o clamor da população por segurança com ação policial cidadã, razão pela qual se faz necessário estabelecer o parâmetro entre ingresso com níveis escolares maiores e o correto exercício da atividade policial militar. O objetivo é identificar a relação entre a mudança do nível de escolaridade para ingresso no quadro de praças na PMDF e a variação quantitativa de lavraturas de autos de prisão em flagrante realizados pela Corregedoria da PMDF. O trabalho utiliza revisão bibliográfica na área penal militar e a história do ensino e controle interno da PMDF, pesquisa de campo no Departamento de Gestão de Pessoal e no Departamento de Controle e Correição da PMDF. A pesquisa comprova que, após a inserção do requisito de nível superior, houve uma severa diminuição nos registros de APF na corporação, por essa variável, é possível identificar a relação entre escolaridade e cometimento de flagrante delito militar.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este artigo está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Com essa licença você pode compartilhar, adaptar, para qualquer fim, desde que atribua a autoria da obra, forneça um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações.