Estado, Políticas Públicas e Gênero: a Polícia Militar do distrito federal e sua atuação preventiva na proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.

Autores

  • Flávio Barbosa de Castro

Palavras-chave:

Políticas Públicas, PMDF, Gênero, Violência Doméstica, Direitos Humanos.

Resumo

A presente pesquisa faz demonstração da aplicabilidade de uma política pública de Estado direcionada ao gênero, realizada por meio de um policiamento desenvolvido pela Polícia Militar do Distrito Federal – PMDF, na atuação preventiva e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, denominado Prevenção Orientada à Violência Doméstica – PROVID. Para tanto, além da apresentação de conceitos, arcabouço jurídico, planos nacionais e distritais que legitimam a mencionada atuação, aponta a nova organização de uma Polícia cidadã que busca a consolidação da filosofia de policiamento comunitário e de direitos humanos.

Downloads

Publicado

02.06.2015

Edição

Seção

Artigos

Categorias

Como Citar

DE CASTRO, Flávio Barbosa. Estado, Políticas Públicas e Gênero: a Polícia Militar do distrito federal e sua atuação preventiva na proteção às mulheres vítimas de violência doméstica. Revista Ciência & Polícia, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 22–35, 2015. Disponível em: https://revista.iscp.edu.br/index.php/rcp/article/view/44.. Acesso em: 26 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 55

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>