SEGURANÇA E CIDADANIA: Construindo Caminhos

Autores

  • Paula Ribeiro e Oliveira ISCP

DOI:

https://doi.org/10.59633/2316-8765.2016.316

Resumo

O presente artigo apresenta uma proposta de parceria entre Educação e Segurança Pública a caminho da Cidadania. O objetivo é aproximar a Comunidade Escolar da Polícia visando à qualidade nos caminhos de prevenção da violência na escola e no perímetro escolar. Trata-se de uma pesquisa-ação orientada pelo projeto interventivo Segurança e Cidadania: Construindo Caminhos, que finda por caracterizar o ambiente escolar e identificar os pontos sensíveis que comprometem a qualidade da proteção ao ensino e à aprendizagem. No intuito de otimizar a segurança nas escolas por meio da participação social, propõe-se um trabalho de formação por meio do curso: Polícia Cidadã em uma Perspectiva Escolar, com base nas diretrizes apontadas na Matriz Curricular Nacional da SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública). A proposta do curso é trabalhar, nas escolas de Ensino Médio, as seguintes temáticas: Segurança Pública Cidadã, Direitos Humanos, Relações Interpessoais, Mediação de Conflitos, Liderança e Construção de Redes e Qualidade em Educação e Segurança Pública. Por intermédio do compartilhamento de ideias, experiências e práticas educacionais em conjunto com a filosofia de um agente comunitário comprometido com as questões sociais, visa-se adequar a perspectiva da Polícia Comunitária à realidade de cada escola em busca de uma formação de Cultura de Paz. Uma Educação efetiva requer uma Segurança eficiente, muito embora, uma Segurança eficiente, apenas, exista por meio de uma Educação efetiva. É possível concluir, portanto, que Educação e Segurança são modelos indissociáveis e corroboram, mutuamente, valores de Cidadania.

Biografia do Autor

  • Paula Ribeiro e Oliveira, ISCP

    Professora SEDF. Graduada em Letras Português / Inglês – UniCEUB. Pós-graduada em Orientação Educacional (Facibra) e mestranda em Ciências da Educação (UAA - Universidade Autônoma de Assunção). Membro do Comitê de Paz nas Escolas / SSP e do GT Feminicídio / SEDESTMIDH. Experiência em gestão de projetos, trabalhos comunitários e articulações políticas.

Downloads

Publicado

22.06.2016

Como Citar

RIBEIRO E OLIVEIRA, Paula. SEGURANÇA E CIDADANIA: Construindo Caminhos. Revista Ciência & Polícia, [S. l.], v. 4, n. 1, 2016. DOI: 10.59633/2316-8765.2016.316. Disponível em: https://revista.iscp.edu.br/index.php/rcp/article/view/316.. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>