A Atuação da PMDF Diante dos Casos de Violência Contra Parceiros Íntimos: Uma Análise da Instrução Normativa Nº 003/2011 do Departamento de Controle e Correição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59633/2316-8765.2016.314

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre a violência praticada contra parceiros íntimos, cometida por policial militar do DF. Trata-se de uma pesquisa pioneira, conforme foi apontado pelo Estudo Técnico Nacional intitulado Mulheres nas Instituições de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SENASP, 2013), que verificou a ausência de estudos voltados para a temática, bem como a ausência de intersecção e implementação de políticas públicas de gênero, sobretudo às relativas ao enfrentamento da violência intrafamiliar. Teve por objetivo analisar e compreender a atuação da PMDF, diante dos casos de violência contra parceiro íntimo cometida por seus integrantes, a partir da análise de base de dados secundárias da corporação, descrição de perfis do policial autor de violência contra parceiro íntimo e das pessoas agredidas. Por fim, a análise da Instrução Normativa 003/2011 do Departamento de Controle e Correição da PMDF.

Biografia do Autor

  • Renata Braz das Neves Cardoso, Instituto Superior de Ciências Policiais

    Mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília. MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduada, Especialista em Gestão em Segurança Pública pelo Instituto Superior de Ciências Policiais. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário IESB e em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar de Brasília. Oficial Superior, no posto de Major, da Polícia Militar do Distrito Federal. Professora do Instituto Superior de Ciências Policiais, Brasil.

  • Leides Barroso de Azevedo Moura, Universidade de Brasília

    Pós-doutora pela University College London. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília e Mestre em Ciências da Enfermagem pela Western Connecticut State University nos Estados Unidos. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional do Centro de Estudos Multidisciplinares, ambos da Universidade de Brasília, Brasil.

Downloads

Publicado

22.06.2016

Como Citar

BRAZ DAS NEVES CARDOSO, Renata; BARROSO DE AZEVEDO MOURA, Leides. A Atuação da PMDF Diante dos Casos de Violência Contra Parceiros Íntimos: Uma Análise da Instrução Normativa Nº 003/2011 do Departamento de Controle e Correição. Revista Ciência & Polícia, [S. l.], v. 4, n. 1, 2016. DOI: 10.59633/2316-8765.2016.314. Disponível em: https://revista.iscp.edu.br/index.php/rcp/article/view/314.. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)