Violação aos direitos humanos nos cárceres brasileiros como um processo inserido no próprio mecanismo dos sistemas de justiça: uma leitura em Loic Wacquant

Autores

  • Cláudia Maria Rabelo

DOI:

https://doi.org/10.59633/2316-8765.2014.21

Palavras-chave:

Encarcerados, Direitos Humanos, Violência, Presídios

Resumo

Em meio a muitas formas de violência que afligem a sociedade brasileira, existe uma que advém do cárcere, e que consiste em torturas, degradação da pessoa humana e, também, em morte. Esta violência consiste em violação dos Direitos Humanos praticada com a conivência, a omissão, quando não, a autoria por aqueles que representam o Estado e que estão incumbidos da manutenção da ordem e proteção daqueles cuja pena a ser cumprida consiste, tão somente, na privação da liberdade. A temática se desenvolve fundamentando-se na leitura em Loic Wacquant, que permite entender que existe um processo advindo dos Estados Unidos, que se deslocou para a Europa e visa atingir o mundo, e que envolve o propósito de criminalização e eliminação da pobreza. O objeto deste estudo consiste em refletir a problemática, com pressupostos teóricos, com a finalidade de oferecer elementos que despertem o debate, nos meios acadêmico e social, em razão da relevância do assunto, considerando-se que, a ocorrência da violação dos Direitos Humanos nos cárceres brasileiros traduz a desordem que atinge a própria Ordem Jurídica.

Downloads

Publicado

05.05.2014

Como Citar

RABELO, Cláudia Maria. Violação aos direitos humanos nos cárceres brasileiros como um processo inserido no próprio mecanismo dos sistemas de justiça: uma leitura em Loic Wacquant. Revista Ciência & Polícia, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 7–23, 2014. DOI: 10.59633/2316-8765.2014.21. Disponível em: https://revista.iscp.edu.br/index.php/rcp/article/view/21.. Acesso em: 2 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 26

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.