Educação superior para policiais: uma revisão da literatura

Autores

  • Nelson Gonçalves de Souza Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.59633/2316-8765.2019.103

Palavras-chave:

polícia, polícia militar, ensino superior

Resumo

Realizou-se uma revisão da literatura sobre o ensino superior para policiais. Verificou-se que a questão vem sendo objeto de estudos nos países desenvolvidos, notadamente nos Estados Unidos, desde o início do século XX. Apesar de inúmeros impactos positivos, atribuídos ao ensino superior nas atitudes, comportamentos e práticas profissionais dos policiais, não é possível, até aqui, encontrar evidências conclusivas e diretas dessa relação. No Brasil, comparativamente aos países desenvolvidos, os estudos sobre o efeito do ensino superior no trabalho policial são escassos, o que parece indicar não ser um tema de interesse da academia. Apesar disso, é crescente o número de policiais que buscam uma formação superior como forma de aperfeiçoamento, pessoal e profissional, assim como é crescente o número de organizações que vêm estabelecendo o ensino superior como requisito de entrada, seja pela perspectiva de melhorar a qualidade do serviço prestado, seja pela simples necessidade de equiparação salarial e de status com organizações congêneres. Independente de qual seja a razão da adoção do ensino superior para policiais no Brasil, os estudos analisados, ainda que não conclusivos, não apontam para qualquer fator negativo que o indique contraindique como requisito.

Biografia do Autor

  • Nelson Gonçalves de Souza, Universidade de Brasília

    Doutor em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (UnB). Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação (UCB)

Publicado

15.07.2020

Como Citar

GONÇALVES DE SOUZA, Nelson. Educação superior para policiais: uma revisão da literatura. Revista Ciência & Polícia, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 85–103, 2020. DOI: 10.59633/2316-8765.2019.103. Disponível em: https://revista.iscp.edu.br/index.php/rcp/article/view/103.. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 77

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.