SEGURANÇA E CIDADANIA: Construindo Caminhos
DOI:
https://doi.org/10.59633/2316-8765.2016.316Abstract
O presente artigo apresenta uma proposta de parceria entre Educação e Segurança Pública a caminho da Cidadania. O objetivo é aproximar a Comunidade Escolar da Polícia visando à qualidade nos caminhos de prevenção da violência na escola e no perímetro escolar. Trata-se de uma pesquisa-ação orientada pelo projeto interventivo Segurança e Cidadania: Construindo Caminhos, que finda por caracterizar o ambiente escolar e identificar os pontos sensíveis que comprometem a qualidade da proteção ao ensino e à aprendizagem. No intuito de otimizar a segurança nas escolas por meio da participação social, propõe-se um trabalho de formação por meio do curso: Polícia Cidadã em uma Perspectiva Escolar, com base nas diretrizes apontadas na Matriz Curricular Nacional da SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública). A proposta do curso é trabalhar, nas escolas de Ensino Médio, as seguintes temáticas: Segurança Pública Cidadã, Direitos Humanos, Relações Interpessoais, Mediação de Conflitos, Liderança e Construção de Redes e Qualidade em Educação e Segurança Pública. Por intermédio do compartilhamento de ideias, experiências e práticas educacionais em conjunto com a filosofia de um agente comunitário comprometido com as questões sociais, visa-se adequar a perspectiva da Polícia Comunitária à realidade de cada escola em busca de uma formação de Cultura de Paz. Uma Educação efetiva requer uma Segurança eficiente, muito embora, uma Segurança eficiente, apenas, exista por meio de uma Educação efetiva. É possível concluir, portanto, que Educação e Segurança são modelos indissociáveis e corroboram, mutuamente, valores de Cidadania.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Ciência & Polícia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este artigo está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Com essa licença você pode compartilhar, adaptar, para qualquer fim, desde que atribua a autoria da obra, forneça um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações.