Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Directrices para autores/as

Aviso Importante: Mudança nas Normas de Formatação

A partir de outubro de 2025, a Revista Ciência & Polícia (RCP) iniciou um processo de transição de suas normas de formatação e referências. Por favor, observe atentamente as datas a seguir para adequar seu manuscrito:

  • Submissões realizadas até 31 de outubro de 2025: Deverão seguir, obrigatoriamente, as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
  • Submissões realizadas a partir de 1º de novembro de 2025: Deverão seguir, obrigatoriamente, as normas da APA (American Psychological Association), 7ª edição.

Os autores são responsáveis por aplicar o padrão correto de acordo com a data de submissão. Manuscritos que não estiverem em conformidade com a norma vigente para o período não seguirão para o processo de avaliação.

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS 

REGRAS GERAIS

Se você estiver interessado em enviar um manuscrito para a RCP deve observar os critérios e usar o modelo das Cartas de Apresentação para enviar as informações necessárias. O arquivo único com todas as cartas de submissão (conforme modelo)  deve ser assinado digitalmente e enviado em formato pdf. 

Atenção!

Para submissões até 31/10/2025 (Normas ABNT), utilize o Template RCP ABNT para compor o corpo do texto, sem identificação. Consulte as demais orientações clicando no link <Orientações>.

Para submissões realizadas a partir de 01/11/2025 (Normas APA 7ª Edição), utilize o Template RCP APA para compor o corpo do texto, sem identificação. 

Certifique-se de remover todas as propriedades e informações pessoais dos arquivos destinados ao corpo do texto, tabelas, material suplementar, etc.

Frequência de publicação por um mesmo autor ou coautor: Visando promover a pluralidade de contribuições e ampliar o espaço para a comunidade acadêmica, a RCP adota um intervalo mínimo de 12 meses entre a publicação de trabalhos de um mesmo autor ou coautor.

O trabalho deve ser:

  • científico e apresentar resultados de pesquisas relevantes ou que contribuam para o conhecimento na área das Ciências Policiais e da Segurança Pública.
  • inédito, ou seja, não pode ter sido publicado em outra revista.
  • não deve estar sob avaliação em qualquer outro periódico.
  • certifique-se de que tenha inspecionado o corpo do texto e removido quaisquer propriedades/informações pessoais identificadoras de autoria.

Os arquivos devem ser enviados em editor de texto (doc. ou rtf.), não deve ter agradecimentos, observações, dedicatória ou marcações (de revisão, autoria, dados personalizados etc.) que revelem autoria. Os anexos devem ser evitados: sua utilização poderá ser aplicada se for de extrema relevância do trabalho (ver item FORMATAÇÃO).

TIPOS DE PRODUÇÕES ACEITAS

No que diz respeito aos tipos de contribuição, a RCP aceita manuscritos enquadrados nas seguintes categorias:

Artigos baseados em dados empíricos. Limitados a 30 páginas, trata-se de relatos de pesquisa original, com fontes de dados primários ou secundários. Seguir a estrutura da APA: Introdução (não subdividir em tópicos); Método (identificar subseções: participantes, instrumentos/Ferramentas/Equipamentos e/ou materiais, procedimentos e análise de dados); Resultados; Discussão; Considerações Finais ou Conclusões e Referências.

Artigos de revisão da literatura (sistemática ou de escopo). Limitados a 30 páginas, abrange sínteses de pesquisas e meta-análises, consistindo em uma avaliação crítica de material já publicado. Seu objetivo é que os autores integrem e avaliem estudos anteriores, considerando o avanço da pesquisa e buscando esclarecer um problema específico. É essencial que as revisões tragam contribuições relevantes e analisem um conjunto significativo de publicações. Espera-se que os autores: (a) definam claramente o problema investigado; (b) resumam as investigações anteriores, informando o leitor sobre o estado atual da pesquisa; (c) identifiquem relações, contradições, lacunas e/ou inconsistências na literatura; e (d) proponham direções para futuras investigações visando a resolução dos problemas identificados. Seguir a estrutura: Introdução (não subdividir em tópicos); Método (critérios de inclusão do material na revisão, procedimentos de coleta dos dados documentais e procedimentos de análise); Resultados; Discussão (incluindo a conclusão) e Referências.

Artigos teóricos. Limitados a 30 páginas. Trata-se de trabalhos baseados na literatura empírica vigente para propor avanços teóricos. Espera-se que os autores apresentem o desenvolvimento de uma teoria para expandir ou refinar construtos teóricos, apresentem uma nova teoria ou analisem uma teoria existente, apresentando suas fraquezas ou que demonstrem a vantagem de uma teoria sobre outra. Usualmente, os autores de contribuições desta natureza analisam a consistência interna de uma teoria, bem como sua validade externa. As seções podem variar como forma de busca de consistência. É fundamental que haja um elemento propositivo no texto.

Artigos metodológicos. Limitados a 30 páginas. Trata-se da apresentação de novas abordagens metodológicas, modificação de métodos existentes ou discussões sobre abordagens analíticas de dados para a comunidade científica. O uso de dados empíricos, neste caso, serve unicamente como ilustração da técnica de análise de dados.

Resenhas de livros. Limitadas a 10 páginas, trata-se de análise crítica de obra publicada até 7 anos, orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais. É fundamental que não se trate apenas de um sumário ou revisão dos capítulos da obra, mas efetivamente uma crítica. Não possui seções pré-determinadas. Utilize a opção . As resenhas devem ser submetidas em língua portuguesa; são aceitos, no máximo, 02 (dois) autores; o arquivo deverá conter uma imagem da capa do livro/obra resenhado (formato .jpg, resolução 300 dpi).

Entrevistas. Limitadas a 20 páginas, a entrevista deve apresentar uma interação acadêmica de qualidade. Entrevistador e entrevistado devem dialogar de forma crítica, reflexiva e provocativa, abordando temas relevantes ao campo das Ciências Policiais. Trata-se de uma conversa com propósito definido, na qual as perguntas são formuladas com o objetivo de extrair informações significativas dentro do escopo editorial da revista. Não há estrutura de seções pré-estabelecida, sendo esperado que o texto mantenha coesão e clareza ao longo de sua condução.

FORMATAÇÃO (APA)

Contagem das páginas para todos os tipos de contribuições: Se inicia a partir da primeira página (resumo, abstract e resumen) e terminará ao final das referências.

Título: Deve conter até 12 palavras

Título resumido: até 8 palavras, tamanho 10

Resumo/Abstract/Resumen: Alinhamento justificado, fonte Times New Roman com corpo 12 e espaçamento duplo entre linhas. Os resumos não devem exceder 250 palavras nos três idiomas. O texto deve conter uma apresentação breve, mas precisa do conteúdo do artigo, contemplando os principais itens na ordem em que eles aparecem no texto.

Palavras-chave: São necessárias quatro palavras-chave em cada um dos idiomas do resumo, separadas entre si por vírgula, sem ponto final depois da última palavra.

Identificação dos autores: O manuscrito submetido não deve conter, em nenhuma parte do texto ou nos metadados do arquivo, informações que permitam a identificação dos autores, garantindo a integridade do processo de avaliação por pares duplo-cego. A carta de apresentação e as declarações é o local apropriado para inserir a identificação dos autores, bem como informações sobre financiamento, instituição de afiliação e a área temática na qual o artigo se insere.

Espaçamento: O recuo dos parágrafos do texto do manuscrito deve ser de 1,27 cm.

Número de páginas: Todo texto deve estar redigido em espaçamento duplo (2 cm), incluindo “Resumo”, “Abstract” e “Resumen”.

Figuras, Quadros e Tabelas: Figuras e tabelas devem ser inseridas ao longo do texto e numeradas progressivamente, conforme aparecem no artigo. O texto descritivo de cada tabela não deve ser uma repetição de seu conteúdo. Os arquivos originais das tabelas e figuras deverão, adicionalmente, ser inseridos no OJS em formato editável e/ou em alta resolução (300 dpi) como arquivos adicionais para, se necessário, serem utilizados na editoração final do artigo, caso esse seja aceito. Atenção: As tabelas devem ser claras e limpas; não utilize linhas de grade verticais; Linhas horizontais, utilize o mínimo possível; utilize apalavra Tabela (com a inicial maiúscula), em fonte 12, seguida do número correspondente (ex: Tabela 1). O título da tabela deve ser apresentado uma linha abaixo da palavra Tabela, com alinhamento justificado, em itálico. O título da tabela deverá ser sucinto e explicativo. Todas as palavras iniciam com letra maiúscula e não utilize ponto final. A fonte do título da tabela é a mesma do texto e com espaçamento 1,5. Indique a fonte quando a tabela for extraída de outra obra (não indique se for do próprio autor). Referência ao documento consultado.

Resolução das ilustrações

300dpi para imagens (fotos e afins)

900dpi para desenhos (quadros, gráficos, esquemas ou outro tipo de ilustração feito em ferramenta de desenho).

Citações e referências: Devem seguir as normas da APA 7ª Edição. As referências devem ser listadas por ordem alfabética. Os trabalhos de mesmo autores únicos devem ser ordenados por ano de publicação (começando pela mais antiga). Em caso de artigos com DOI, é necessário que seja apresentado ao final da referência, no seguinte formato: https://doi.org/...

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO:

  1. Tema (atual e relevante);
  2. Objetivos (claros e bem definidos);
  3. Revisão de literatura (reflete o estado-da-arte do conhecimento na área);
  4. Consistência conceitual ou teórica do trabalho (adequada e bem estruturada);
  5. Método de pesquisa utilizado (claramente definido e consistente com os objetivos do trabalho);
  6. Análise de dados e resultados (interpretação correta dos dados e articulada com a base teórica);
  7. Conclusões (fundamentadas nos dados da pesquisa, claras e objetivas);
  8. Contribuição científica (para o conhecimento na área temática);
  9. Redação e organização do texto (ortografia, gramática, clareza, objetividade e estrutura formal);

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Nosso processo editorial é dividido em etapas claras para garantir a qualidade e a imparcialidade das publicações.

1. Pré-Análise Editorial (Desk Review). Todos os manuscritos recebidos passam por uma análise inicial feita pelos Editores. Nesta fase, verificamos rigorosamente se o trabalho se adequa ao escopo da revista e se cumpre todas as normas de submissão. Manuscritos não aderentes a essas diretrizes terão sua tramitação interrompida, e os autores serão informados.

2. Avaliação por Pares Duplo-Cega (Double-Blind Peer Review). Após a aprovação na pré-análise, o manuscrito é enviado para, no mínimo, dois avaliadores ad hoc. Adotamos o sistema duplo-cego, no qual a identidade dos autores e dos avaliadores é mantida em sigilo durante todo o processo para garantir uma avaliação isenta. Contamos com um corpo de avaliadores externos de diversas instituições nacionais e internacionais.

3. Decisão e Revisões. Com base nos pareceres, a equipe editorial comunica a decisão aos autores por e-mail e/ou via plataforma OJS. Caso sejam necessárias revisões, os autores serão informados sobre o prazo para realizar os ajustes e submeter a nova versão. Este prazo pode ser prorrogado mediante solicitação justificada.

4. Regras de Submissão. É fundamental que todos os trabalhos sejam submetidos exclusivamente pela nossa plataforma online. A revista não considerará para avaliação artigos que não sigam as normas de submissão.

Utilize o Template RCP APA para compor o corpo do texto, sem identificação. 

Certifique-se de remover todas as propriedades e informações pessoais dos arquivos destinados ao corpo do texto, tabelas, material suplementar, etc.

  
Apreciação pelo Conselho Editorial:

O manuscrito que se enquadrar nas categorias acima descritas poderá ser aceito para análise considerando que:

 (a) o mesmo trabalho não tenha sido publicado e não esteja em processo de submissão em outro periódico;

(b) todas as pessoas listadas como autores tenham aprovado o seu encaminhamento, por meio das cartas e declarações, com vistas à publicação na Revista Ciência & Polícia;

(c) os autores seguiram todos os procedimentos éticos recomendados pelos padrões adotados pela Revista.

 A Equipe Editorial reserva-se o direito de realizar pequenas alterações de estilo e formatação no manuscrito. Em situações que exijam revisões substanciais, o autor será notificado e ficará responsável por implementar as modificações, devolvendo o trabalho revisado no prazo solicitado.

Revisão final

Antes da publicação do artigo, o Editor encaminhará uma prova online aos autores para a revisão final. Esta verificação deverá ser concluída no prazo indicado e o arquivo devolvido à Revista.

    Considerações Finais

  • Responsabilidade Autoral: A Revista Ciência & Polícia não se responsabiliza pelas opiniões e conceitos emitidos nos artigos, sendo estes de inteira responsabilidade de seus autores.
  • Processo de Submissão: Para submeter um manuscrito, os autores devem se cadastrar e iniciar o processo exclusivamente pela plataforma OJS.
  • Originalidade e Ineditismo: Os trabalhos submetidos devem ser originais e inéditos. Não é permitida a submissão simultânea a outros periódicos ou livros, com exceção de publicações na plataforma SciELO Preprint.
  • Custos de Publicação: A submissão e o processamento dos artigos são totalmente isentos de taxas.
  • Revisão Editorial: Quaisquer modificações de estrutura ou conteúdo propostas pela Editoria serão previamente acordadas com os autores. Nenhuma alteração será permitida após o artigo ser enviado para a diagramação final.
  • Direitos Autorais e Ética: Ao submeter um trabalho, o autor declara possuir plenos direitos autorais sobre ele, garante a originalidade da obra (sem plágio) e a correta citação das fontes. A submissão implica também na autorização plena, irrevogável e gratuita para a publicação do artigo nesta revista, que se compromete a dar o devido crédito de autoria.
  • Política de Acesso Aberto: A Revista Ciência & Polícia é de acesso aberto e oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que a disponibilização gratuita do conhecimento científico contribui para a democratização da ciência.

Para mais informações, consulte os editores através do e-mail: revista@iscp.edu.br

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas.
  • Seguiu as normas da APA.
  • Usou o modelo (Template/Layout) indicado.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores, na aba Sobre a Revista.

Se os autores desejarem submeter seu manuscrito em avaliação na RCP a outro periódico, deverão manifestar formal e antecipadamente por Notificação ao Editor antes das avaliações serem comunicadas (todos os coautores devem concordar com o pedido 
de retirada). Da mesma forma, qualquer manuscrito submetido à RCP e que esteja sob consideração em outro periódico, deverá estar acompanhado, no ato da submissão, da notificação formal feita ao editor do outro periódico. A tramitação na RCP dependerá da análise dos argumentos e justificativas apresentadas quanto à retirada do processo. 

Artigos

Política padrão de seção

Declaración de privacidad

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.