A IMPLANTAÇÃO DA CRIMINALÍSTICA NA PMDF: UMA ABORDAGEM MULTIMÉTO DO IMPACTO E SATISFAÇÃO NO ENSINO DE INTELIGÊNCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.59633/2316-8765.2021.158Resumo
A criminalística é uma disciplina auxiliar do direito penal que se apropria dos conhecimentos da ciência para analisar e produzir provas utilizando-se de métodos e técnicas específicas. Neste trabalho foi realizada análise da implantação da Criminalística na PMDF como meio de produção de provas em inquéritos militares e processos administrativos disciplinares mostrando as dificuldades institucionais, o pensamento visionário apresentado pelo plano estratégico da PMDF, e as consequências positivas trazidas às investigações militares. Tal abordagem se impõe para demonstrar a mudança de cultura e o amadurecimento dos métodos de investigação, protagonizados por oficiais de polícia do Distrito Federal, a partir da prova técnica produzida por peritos militares da própria PMDF. O propósito desse estudo é demonstrar a importância da realização de perícia criminal militar, por peritos da própria PMDF, em processos administrativos e judiciais castrenses. Este intento foi alcançado a partir da revisão dos registros contidos no projeto de implantação da criminalística, coordenado pelo Estado Maior da PMDF, consulta bibliográfica da literatura e da legislação nacional, em especial do CPPM, e da implicação das leis nº 13.491/2017 e nº 13.964/2019, “lei anticrime”. A análise comprovou que as investigações alcançaram bons índices de produtividade, celeridade no processo investigativo em que há apreciação de provas periciais, enriquecimento das diligências com provas mais robustas e maturidade institucional no cenário nacional.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este artigo está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Com essa licença você pode compartilhar, adaptar, para qualquer fim, desde que atribua a autoria da obra, forneça um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações.