Edições anteriores

  • Dossiê I/2024 - Psicologia Policial e da Segurança Pública
    v. 10 n. 2 (2024)

    Psicologia Policial e da Segurança Pública se refere a uma vasta área de aplicações de interesse dos órgãos responsáveis pela aplicação da lei. Ela é formalmente reconhecida, desde 2013, pela American Psychological Association (APA) como uma especialidade em psicologia profissional. Está ainda diretamente relacionada a divisões importantes na APA, como Military PsychologyPeace Psychology, Community Psychology, Behavioral Crime Prevention, além de outras. 

    A Psicologia Policial e da Segurança Pública pode se referir desde a compreensão dos ambientes físicos de trabalho até as respostas aos fatores de estresse dos agentes de segurança pública; da ergonomia dos equipamentos de proteção individual à eficiência/eficácia dos recursos de força progressiva utilizados por policiais e bombeiros; dos processos de adoecimento psicofisiológicos às intervenções institucionais preventivas e de mitigação; do acolhimento de vítimas de agressões, por psicólogos policiais, à elaboração de laudos e perfis criminais para fins de investigação e/ou jurídicos como acusação ou execução penal. Ocupa, portanto, vasto campo de atuação interdisciplinar, seja ele de caráter ocupacional (avaliação pré-emprego de candidatos ou de aptidões específicas; atendimento clínico etc.) ou de suporte operacional (intervenção em crises, negociação de reféns, análises comportamentais etc).

  • Revista Ciência & Polícia
    v. 10 n. 1 (2024)

    A equipe editorial da Revista Ciência & Polícia (RCP) tem o prazer de apresentar sua primeira edição de 2024. A partir de 2024, a RCP passará a publicar imediatamente os artigos tão logo tenham passado pelas avaliações dos nossos colaboradores ad hoc e cumprido as eventuais exigências. Desta forma, os artigos passarão a ser disponibilizados aos autores e à comunidade científica, diminuindo o tempo de publicação permitindo sua distribuição e consulta.

  • Revista Ciência & Polícia
    v. 9 n. 2 (2023)

    A Revista Ciência & Polícia (RCP) tem o prazer de apresentar sua segunda edição de 2023. Trazemos três artigos sendo um deles em língua inglesa seguindo a direção de internacionalização da RCP. Boa leitura!

  • Revista Ciência & Polícia
    v. 8 n. 1 (2022)

    A Revista Ciência & Polícia apresenta seu novo número. Nele, leem-se importantes reflexões contemporâneas de autores brasileiros sobre a Segurança Pública. O leitor encontrará seis artigos que desenvolvem olhares e perspectivas basilares em torno da Gestão e das Polícias Brasileiras. Confira.

  • Revista Ciência & Polícia
    v. 7 n. 2 (2021)

    A presente edição da RCP avança na agenda de pesquisas sobre as polícias no contexto brasileiro. Dando continuidade ao primeiro número do volume 7, publicados em 2021, são apresentadas quatro relevantes contribuições centradas em temas diversos, como Termo circunstanciado, modelos de viaturas táticas, motivação no trabalho e a alteração da Lei nº13.491/2017 nos Inquéritos Policiais.

    Boa leitura!

  • Revista Ciência & Polícia
    v. 7 n. 1 (2021)

    Periódico Acadêmico do Instituto Superior de Ciências Policiais

  • Revista Ciência & Polícia
    v. 6 n. 2 (2020)

    A Revista Ciência e Polícia (RCP) é uma iniciativa do Instituto Superior de Ciências Policiais, da Polícia Militar do Distrito Federal. Desde a sua constituição, a RCP tem sido um espaço de reflexão sobre aspectos teóricos relacionados às Ciências Policiais e Segurança Pública, assim com outros ramos de interseção, como Sociologia, Direito, Antropologia, Administração, Psicologia, entre outros. Além disso, a RCP tem como objetivo difundir inovações em segurança pública, avaliação de práticas, procedimentos e processos de organização do sistema de justiça criminal, além de promover discussões sobre atividades operacionais e gerenciais das organizações e seus integrantes.

  • Revista Ciência & Polícia
    v. 6 n. 1 (2020)

    Periódico do ISCP

  • Revista Ciência & Polícia
    v. 5 n. 2 (2019)

    A presente edição da RCP avança na agenda de pesquisas sobre as polícias no contexto brasileiro. Dando continuidade ao primeiro número do volume 5, publicados em 2019, são apresentadas seis relevantes contribuições centradas em temas diversos, como educação policial, dano moral e sobre a atuação policial face ao abandono de equinos em vias públicas, gestão estratégica e tática, além das atitudes frente à pena de morte. Boa leitura! 

  • Revista Ciência & Polícia
    v. 5 n. 1 (2019)

    O debate acadêmico sobre a polícia tem se mostrado vigoroso no contexto social brasileiro contemporâneo. Poucos temas são tão candentes na agenda pública do país. Não apenas enquanto objeto de estudo, mas também como parte em tramas sociais, políticas, econômicas, ambientais e históricas, a polícia tem sido tema de análises críticas. Nesta edição da RCP, a tradição de pesquisas sobre agências policiais encontra quatro importantes contribuições. Antes disso, contudo, o volume 5 da RCP representa um retorno à periodicidade semestral de publicação sob nova direção editorial.

  • Revista Ciência & Polícia
    v. 4 n. 2 (2016)

    Periódico Acadêmico do Instituto Superior de Ciências Policiais

  • Revista Ciência & Polícia
    v. 3 n. 1 (2015)

    Periódico Acadêmico do Instituto Superior de Ciências Políciais

  • Revista Ciência & Polícia
    v. 2 n. 1 (2014)

    Periódico Acadêmico do Instituto Superior de Ciências Políciais

  • Revista Ciência & Polícia
    v. 1 n. 1 (2012)

    Periódico Acadêmico do Instituto Superior de Ciências Policiais