Impactos da ambivalência funcional dos sargentos e subtenentes nas relações organizacionais no âmbito da Polícia Militar do Distrito Federal

Autores/as

  • Layla Maria de Sousa Santos

DOI:

https://doi.org/10.59633/2316-8765.2015.49

Palabras clave:

Polícia Militar do Distrito Federal; Segurança Pública; Ambivalência funcional; Relações organizacionais.

Resumen

As Polícias Militares tem estrutura hierarquizada, dividida basicamente entre Oficias e Praças. Existe distinção entre funções dentro de um mesmo quadro, assim Sargentos e Subtenentes são responsáveis por fiscalizar as atividades de Soldados e Cabos, independente de serem todos Praças. Essa característica enseja dúvidas sobre a efetividade das funções de fiscalização, analogamente ao que ocorreu com os capitães do mato dentro da estrutura social escravocrata. Esses homens provocavam desconfiança dos senhores em virtude da sua proximidade social e étnica com os seus vigiados e eram mal vistos pelos escravos por terem “traído” suas origens e servirem aos interesses da elite social. Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa descritiva realizada por meio de aplicação de questionários a Soldados, Cabos, Sargentos, Subtenentes e Oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal. O objetivo é compreender os impactos acarretados pela ambiguidade funcional dos Sargentos e Subtenentes nas relações organizacionais da instituição.

Publicado

2015-06-02

Cómo citar

SOUSA SANTOS, Layla Maria de. Impactos da ambivalência funcional dos sargentos e subtenentes nas relações organizacionais no âmbito da Polícia Militar do Distrito Federal. Revista Ciencia & Policía, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 50–63, 2015. DOI: 10.59633/2316-8765.2015.49. Disponível em: https://revista.iscp.edu.br/index.php/rcp/article/view/49.. Acesso em: 24 nov. 2024.