Sobre a Revista

A Revista Ciência & Polícia (RCP) é uma iniciativa do Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP), da Polícia Militar do Distrito Federal. São publicados dois números regulares ao ano (janeiro/junho e julho/dezembro).

Desde a sua constituição em 2012, a RCP tem sido um espaço de reflexão sobre aspectos teóricos e práticos relacionados às Ciências Policiais e suas áreas de intersecção, como Sociologia, Direito, Antropologia, Administração, Psicologia, Ciência Política, dentre outros. A RCP tem como objetivo difundir inovações, práticas e procedimentos em segurança pública e processos de organização do sistema de justiça criminal, além de promover discussões sobre atividades operacionais das instituições responsáveis pela aplicação da lei, pelo atendimento de emergências e defesa civil.

A RCP adota política de acesso aberto conforme a declaração da Budapest Open Access Initiative (BOAI) disponibilizando de forma pública e integral os textos completos dos artigos científicos permitindo livremente a qualquer usuário a leitura, download, cópia, distribuição, impressão, para indexação ou propósitos legais fazendo a devida atribuição de autoria. 

A partir do ano de 2024, a RCP passou a receber submissões em fluxo contínuo e a publicar os artigos avaliados imediatamente tão logo tenham cumprido as exigências dos revisores, possibilitando que os autores e a comunidade científica acessem aos trabalhos em menor tempo.

O periódico aplica os Princípios de Transparência e Melhores Práticas em Publicação Acadêmica propostos pelo Committee on Publication Ethicsem (COPE) a todo o conteúdo publicado, adotando ainda as diretrizes e recomendações do Directory of Open Access Journals (DOAJ) e da Open Access Scholarly Publishing Association (OASPA) franqueando acesso gratuito imediato às publicações, sem embargo.

“Acesso aberto” à literatura científica revisada por pares significa a disponibilidade livre na Internet, permitindo a qualquer usuário ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral desses artigos, recolhê-los para indexação, introduzi-los como dados em software, ou usá-los para qualquer outro fim legal, sem barreiras financeiras, legais ou técnicas que não sejam inseparáveis ao próprio acesso a uma conexão à Internet. As únicas restrições de reprodução ou distribuição e o único papel para o direito autoral neste domínio é dar aos autores o controle sobre a integridade do seu trabalho e o direito de serem devidamente citados nos termos da Creative Commons (CC BY  - 4.0 Deed). Os autores mantêm os direitos autorais de seus artigos sem restrições, mas concedem ao periódico o direito de primeira publicação e distribuição para indexadores, repositórios e portais de acesso aberto.

A RCP utiliza versões atualizadas do OJS 3.4.0.3 o que possibilita o registro e a inclusão das suas publicações no PKP PN. O legado de publicações da RCP, portanto, é exportado automaticamente e preservado para acesso de longo prazo.

A RCP contribui com o Projeto I4OC (Projeto de Iniciativa para Citações Abertas) utilizando plugins que possibilitam a exportação irrestrita dos dados bibliográficos e de citações estruturados, separáveis e abertos, legíveis por máquina. Além disso, o periódico cria registros dos metadados, deposita e compartilha DOI em toda a infraestrutura Crossref. 

O periódico está listado e indexado em diversos portais como: LATINDEX, REDALYC, SCILIT, AURA, DIADORIM, MIGUILIM, LIVRE. Possui QUALIS/CAPES (2017-2020) B3 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo e B3 - Psicologia.

ISSN: 2316-8765