APLICAÇÃO DE CENÁRIOS PROSPECTIVOS AO PLANEJAMENTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO DA PMDF

Autores

  • Jerônimo Araújo de Deus Vieira
  • Djalma Mendes Junior
  • Roberto Rabelo de Castro
  • Franklin Popov
  • Wellington da Costa Lange

DOI:

https://doi.org/10.59633/2316-8765.2022.254

Resumo

A área de Tecnologia da Informação e Comunicação da Polícia Militar do Distrito Federal possui função vital e estratégica para a segurança pública do Distrito Federal e está inserida em um ambiente complexo e dinâmico. Sua atuação é norteada por documentos oficiais que consolidam o  planejamento estratégico e tático dessa área tecnológica. Nesse contexto, esta pesquisa descritiva tem por objetivo verificar se há adequação da metodologia de planejamento estratégico por cenários na área proposta, ja que é entendido comumente como de nível tático e não estratégico. Para tanto, serão utilizados documentos oficiais norteadores da área de Tecnologia de Informação e Comunicação da Polícia Militar do Distrito Federal. A pesquisa se justifica ao contribuir com o desenvolvimento de base teórica para subsidiar os estudos e suas aplicabilidades a esta importante  área corporativa da Polícia Militar, bem como a identificação de pontos de melhoria à luz de metodologia de planejamento estratégico por cenários, de forma a tornar os processos menos reativos e de curto prazo e mais estratégicos. A metodologia utilizada foi a de estudo de caso com  base em análise documental e revisão da literatura. Os resultados apontam que a PMDF, a considerar sua área de atuação, possui um plano Estratégico baseado em cenários prospectivos. Mas, a área de TIC não possui um plano estratégico específico. O documento norteador da TIC da  PMDF é o PDTIC, ou seja, a Estratégia de TIC é desenvolvida diretamente no PDTIC, que é elaborado a partir da metodologia do SISP e tem duplo alcance: estratégico e diretivo.

Biografia do Autor

  • Jerônimo Araújo de Deus Vieira

    Mestrando em Governança, Tecnologia e Inovação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Atua com governança, gestão, projetos, aquisições e planejamento orçamentário de TIC, e gerenciamento de projetos estratégicos na Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

  • Djalma Mendes Junior

    Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília. Mestrando em Governança, Tecnologia e Inovação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). É Especialista em Gestão Educacional e em Avaliação Educacional. Atualmente, atua com governança, gestão, projetos, aquisições e planejamento orçamentário de TIC na Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

  • Roberto Rabelo de Castro

    Mestrando em Governança, Tecnologia e Inovação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Atua com governança, gestão de projetos, aquisições e contratos de TIC, gestão de serviços de infraestrutura de TIC na Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

  • Franklin Popov

    Mestrando em Governança, Tecnologia e Inovação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Atua com governança, gestão de projetos, aquisições e contratos de TIC,  gestão de da estrutura de atendimento ao usuário de TIC na Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

  • Wellington da Costa Lange

    Mestrando em Governança, Tecnologia e Inovação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Atua com governança e gestão de projetos e sistemas estruturantes da PMDF.

Downloads

Publicado

01.02.2023

Como Citar

ARAÚJO DE DEUS VIEIRA, Jerônimo; MENDES JUNIOR, Djalma; RABELO DE CASTRO, Roberto; POPOV, Franklin; DA COSTA LANGE, Wellington. APLICAÇÃO DE CENÁRIOS PROSPECTIVOS AO PLANEJAMENTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO DA PMDF. Revista Ciência & Polícia, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 73–110, 2023. DOI: 10.59633/2316-8765.2022.254. Disponível em: https://revista.iscp.edu.br/index.php/rcp/article/view/254.. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>