Chamada para submissão de artigos Dossiê Psicologia Policial e da Segurança Pública - Edição especial I/2024

04.12.2023

Prezados pesquisadores,

A Chefe do Departamento de Educação e Cultura (DEC), por meio da Comissão Editorial da Revista Ciência & Polícia (RCP), torna pública a chamada para submissão de artigos científicos teóricos e/ou empíricos sobre temas relacionados à Psicologia Policial e da Segurança Pública.

Visando a fomentar o debate, a produção e a difusão do conhecimento na área da Segurança Pública, a RCP estará recebendo manuscritos (artigos e relatos de experiência) para o Dossiê Psicologia Policial e da Segurança Pública - Edição especial I/2024.

Psicologia Policial e da Segurança Pública se refere a uma vasta área de aplicações de interesse dos órgãos responsáveis pela aplicação da lei. Ela é formalmente reconhecida, desde 2013, pela American Psychological Association (APA) como uma especialidade em psicologia profissional. Está ainda diretamente relacionada a divisões importantes na APA, como Military Psychology, Peace Psychology, Community Psychology, Behavioral Crime Prevention, além de outras. 

No Brasil, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou, em 2020, as "Referências técnicas para a atuação de psicólogos na política de segurança pública". O documento apresentou intersecções possíveis da Psicologia com políticas de segurança pública, elencando eixos temáticos que congregam: letalidade policial, seleção e gestão de pessoal, atuação de psicólogos em instituições de segurança pública, dentre outros.

A Psicologia Policial e da Segurança Pública pode se referir desde a compreensão dos ambientes físicos de trabalho até as respostas aos fatores de estresse dos agentes de segurança pública; da ergonomia dos equipamentos de proteção individual à eficiência/eficácia dos recursos de força progressiva utilizados por policiais e bombeiros; dos processos de adoecimento psicofisiológicos às intervenções institucionais preventivas e de mitigação; do acolhimento de vítimas de agressões, por psicólogos policiais, à elaboração de laudos e perfis criminais para fins de investigação e/ou jurídicos como acusação ou execução penal. Ocupa, portanto, vasto campo de atuação interdisciplinar, seja ele de caráter ocupacional (avaliação pré-emprego de candidatos ou de aptidões específicas; atendimento clínico etc.) ou de suporte operacional (intervenção em crises, negociação de reféns, análises comportamentais etc).

Os manuscritos podem ser enviados em português, inglês ou espanhol no site da RCP (https://revista.iscp.edu.br/index.php/rcp/index). A edição especial I/2024 usará o estilo 7a. edição da American Psychological Association (APA) (consulte https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/paper-format/sample-papers ).

Use o modelo de Carta de Apresentação para descrever seu manuscrito ao conselho editorial durante o processo de submissão. Use o Modelo ABNT RCP para compor o corpo do texto, sem identificação. Para o Dossiê I/2024 - Psicologia da Polícia e da Segurança Pública, use o Modelo RCP APA.

Somente serão processados os manuscritos teóricos que constituam uma contribuição conceitual efetiva, não se limitando a comentários sobre um determinado tópico. Revisões de literatura somente serão processadas se atenderem aos critérios para esse tipo de publicação: se forem revisões sistemáticas, devem obedecer, por exemplo, ao PRISMA (www.prisma-statement.org/); se forem narrativas, devem destacar contradições e lacunas, sugerindo soluções.

Após o fluxo editorial, os manuscritos revistados poderão ser publicados na edição especial do Volume 10, n. 2 previsto para abril de 2024.


Prazo para submissão - Dossiê Psicologia Policial e de Segurança Pública:

  • Edição especial I/2024: até 10 de março de 2024
  • Edição regular: fluxo contínuo 

 

Editores Convidados - Dossiê Temático Psicologia Policial e de Segurança Pública:

 

Dr. Adriano Beiras, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) 

Dr. Carlos Manoel Lopes Rodrigues, Centro Universitário de Brasília (UniCeub)

Dr. Cláudio Vaz Torres, Universidade de Brasília (UnB)

Dr. Cledinaldo Aparecido Dias, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Dra. Daniele de Souza Alcântara, Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP), Brasil

Dr. Fabio Iglesias, Universidade de Brasília (UnB)

Dr. Miguel Angel Soría Verde, Universitat de Barcelona (UB), Espanha