Educação superior para policiais: uma revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.59633/2316-8765.2019.103Palavras-chave:
polícia, polícia militar, ensino superiorResumo
Realizou-se uma revisão da literatura sobre o ensino superior para policiais. Verificou-se que a questão vem sendo objeto de estudos nos países desenvolvidos, notadamente nos Estados Unidos, desde o início do século XX. Apesar de inúmeros impactos positivos, atribuídos ao ensino superior nas atitudes, comportamentos e práticas profissionais dos policiais, não é possível, até aqui, encontrar evidências conclusivas e diretas dessa relação. No Brasil, comparativamente aos países desenvolvidos, os estudos sobre o efeito do ensino superior no trabalho policial são escassos, o que parece indicar não ser um tema de interesse da academia. Apesar disso, é crescente o número de policiais que buscam uma formação superior como forma de aperfeiçoamento, pessoal e profissional, assim como é crescente o número de organizações que vêm estabelecendo o ensino superior como requisito de entrada, seja pela perspectiva de melhorar a qualidade do serviço prestado, seja pela simples necessidade de equiparação salarial e de status com organizações congêneres. Independente de qual seja a razão da adoção do ensino superior para policiais no Brasil, os estudos analisados, ainda que não conclusivos, não apontam para qualquer fator negativo que o indique contraindique como requisito.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este artigo está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Com essa licença você pode compartilhar, adaptar, para qualquer fim, desde que atribua a autoria da obra, forneça um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações.