Amadurecimento em gestão estratégica e tática: estudo de caso da PMDF

Autores

  • Paulo Henrique Ferreira Alves Instituto Superior de Ciências Policiais
  • Jorge Henrique Da Silva Pinto Instituto Superior de Ciências Policiais

DOI:

https://doi.org/10.59633/2316-8765.2019.118

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo de caso abordando a evolução recente dos processos de planejamento e gestão em nível estratégico e tático na Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Tal abordagem se faz necessária pelo fato da Corporação passar por um processo de implantação e aprimoramento das suas diretrizes de gestão e planejamento estratégicos. O objetivo desta pesquisa é desenvolver um suporte teórico e prático o crescimento da maturidade em gestão organizacional da PMDF na busca por mais efetividade e utilização eficiente de recursos disponíveis para a consolidação de objetivos previamente fixados e segundo a estratégia predeterminada, bem como políticas orientativas para o processo decisório institucional. Após revisão bibliográfica e análise do cenário atual, conclui-se que a Corporação tem dado passos importantes no sentido de implantar, desenvolver e sensibilizar seu efetivo quando à importância da moderna gestão com inúmeas ações institucionais tendo sido desenvolvidas para aprimorar seus processos de planejamento e gestão.  

Biografia do Autor

  • Paulo Henrique Ferreira Alves, Instituto Superior de Ciências Policiais

    Oficial superior da PMDF, Mestre em Psicologia Social e das Organizações (UnB), MBA em Estratégia (FGV) e CAO (ISCP/PMDF)

  • Jorge Henrique Da Silva Pinto, Instituto Superior de Ciências Policiais

    Oficial Superior da PMDF, graduado e pós-graduado em Ciências Policiais (ISCP/PMDF) e Inteligência (ABIN, Marinha e Exército).

Publicado

15.07.2020

Edição

Seção

Artigos

Categorias

Como Citar

FERREIRA ALVES, Paulo Henrique; DA SILVA PINTO, Jorge Henrique. Amadurecimento em gestão estratégica e tática: estudo de caso da PMDF. Revista Ciência & Polícia, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 121–141, 2020. DOI: 10.59633/2316-8765.2019.118. Disponível em: https://revista.iscp.edu.br/index.php/rcp/article/view/118.. Acesso em: 28 mar. 2024.