A importância da gestão da informação arquivística nos contextos administrativo e operacional da pmdf
DOI:
https://doi.org/10.59633/2316-8765.2015.43Palabras clave:
Informação, Arquivo, Gestão Documental, Gestão da Informação Arquivística, Massas Documentais Acumuladas.Resumen
Estrategicamente, a informação é o ativo intangível mais valioso para as organizações, especialmente, as instituições públicas. O repositório informacional (arquivo ou banco de dados), se corretamente gerenciado garantirá, ressalvados os casos de sigilo, o pleno acesso às informações de domínio e interesse públicos. A gestão documental é condição essencial para a preservação e transmissão das informações no contexto organizacional devendo ser aplicada à documentação desde a sua criação até a destinação final. Aqui, apresentaremos como a relação entre a ausência dessa gestão, com a dificuldade ao acesso às informações e com o aumento desordenado da massa documental pode comprometer a qualidade do serviço prestado pela Corporação. Embasada numa extensa pesquisa arquivística, por meio de métodos qualitativos e quantitativos, os quais abrangeram pesquisas de campo e documental foi possível comprovar esta relação, apontar as causas para a problemática instalada nos acervos custodiados pela PMDF e apresentar possíveis soluções para o problema.
Descargas
Publicado
Licencia
Este artigo está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Com essa licença você pode compartilhar, adaptar, para qualquer fim, desde que atribua a autoria da obra, forneça um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações.