Diretrizes para autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS - Revista Ciência & Polícia (RCP)

REGRAS GERAIS

Se você estiver interessado em enviar um manuscrito para RCP deve observar as exigências da revista. O trabalho deve ser:

- científico e apresentar resultados de pesquisas relevantes ou que contribuam para o conhecimento na área das Ciências Policiais e Segurança Pública.

- inédito, ou seja, não pode ter sido submetido à avaliação ou publicado em outra revista.

O arquivo do trabalho deve ser em Word e não deve ter notas (de rodapé, de fim de página, de observações, de agradecimento*) ou marcações (do word, de revisão, autoria, dados personalizados, etc) que revelem autoria. As notas de agradecimento, ou outras que identifiquem a autoria, poderão ser acrescentadas na versão final, caso o artigo seja aprovado para publicação. 

1. Tipos de Colaboração Aceita pela Revista

A Revista Ciência & Polícia publica artigos originais relacionados às diversas áreas da Ciência Policial, Segurança Pública e áreas afins e adota as normas de publicação específicas, baseadas nas normas definidas nas  normas da ABNT. Os autores interessados em submeter manuscritos a Revista Ciência & Polícia devem seguir rigorosamente essas normas.

No concernente aos tipos de contribuição, a Revista Ciência & Polícia aceita manuscritos que se enquadrem nas seguintes categorias:

a. Estudos Empíricos: Trata-se de relatos de pesquisa original com fontes de dados primários ou secundários. Sua estrutura típica consiste em diferentes seções que refletem os estágios do processo de investigação e que aparecem na seguinte ordem: introdução (desenvolvimento do problema com revisão da literatura empírica concernente ao problema e apresentação dos propósitos de investigação); método (descrição dos participantes/sujeitos, instrumentos, materiais/equipamentos e procedimentos utilizados para condução da pesquisa); resultados (relato dos achados e análises); e discussão (sumário, interpretação e implicações dos resultados). Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas, incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências. O resumo e o abstract devem ter, cada um, no máximo 200 palavras.

b. Revisão da Literatura: Trata-se de sínteses de pesquisa ou meta-análises e consistem em avaliação crítica de material já publicado. O propósito deste tipo de contribuição é que os autores integrem e avaliem material previamente publicado, considerando o progresso da pesquisa e buscando clarificar um problema específico. É esperado que os autores: (a) definam claramente um problema; (b) sumarizem investigações prévias para informar o leitor sobre o estado da pesquisa; (c) identifiquem relações, contradições, lacunas e/ou inconsistências na literatura; e (d) sugiram próximos passos de investigação para a resolução dos problemas identificados. Não há uma estrutura de seções pré-definida para este tipo de contribuição, de forma que os autores devem buscar um formato coerente para o texto. É fundamental que haja um argumento organizador e não somente uma compilação de pesquisas já realizadas. Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências. O resumo e o abstract devem ter, cada um, no máximo 200 palavras.

c. Artigos Teóricos: Trata-se de trabalhos baseados na literatura empírica vigente para propor avanços teóricos. Espera-se que os autores apresentem o desenvolvimento de uma teoria para expandir ou refinar construtos teóricos, apresentem uma nova teoria ou analisem uma teoria existente, apresentando suas fraquezas ou demonstrem a vantagem de uma teoria sobre outra. Usualmente os autores de contribuições desta natureza analisam a consistência interna de uma teoria, bem como sua validade externa. As seções podem variar como forma de busca de consistência. É fundamental que haja um elemento propositivo no texto. Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas, incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências. O resumo e o abstract devem ter, cada um, no máximo 200 palavras.

d. Artigos Metodológicos: Trata-se da apresentação de novas abordagens metodológicas, modificação de métodos existentes ou discussões sobre abordagens analíticas de dados para a comunidade científica. O uso de dados empíricos, neste caso, serve unicamente como ilustração da técnica de análise de dados. Este tipo de contribuição está limitado a 20 páginas, incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências. O resumo e o abstract devem ter, cada um, no máximo 200 palavras.

A critério do editor também serão apreciadas para publicação as seguintes categorias de contribuições:

e. Relato de Experiência Profissional: Estudo de caso, contendo análise de implicações conceituais, ou descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, contendo evidência metodologicamente apropriada de avaliação de eficácia, de interesse para a atuação de psicólogos em diferentes áreas. Este tipo de contribuição está limitado a 20 páginas incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências. O resumo e o abstract devem ter, cada um, no máximo 100 palavras.

f. Nota Técnica: Descrição de instrumentos e técnicas originais de pesquisa. Este tipo de contribuição está limitado a 9 páginas, incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências. O resumo e o abstract devem ter, cada um, no máximo 60 palavras.

g. Resenha: Revisão crítica de obra recém publicada (com até 5 anos), orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais. É fundamental que não se trate apenas de um sumário ou revisão dos capítulos da obra, mas efetivamente uma crítica. Este tipo de contribuição está limitado a 6 páginas incluindo todos os seus elementos. Não há Resumo.

h. Trabalho de Conclusão de Curso: Trata-se de trabalho apresentado como requisito parcial para conclusão de curso de graduação ou pós-graduação lato sensu. O TCC apresentados e aprovados por banca legalmente formada podem ser submetidos à Revista Ciência & Polícia. Este tipo de contribuição não apresenta limites de páginas. O resumo e o abstract devem ter, cada um, no máximo 200 palavras.

2. FORMATAÇÕES

- A RCP adota integralmente as normas de publicação Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

- Número de páginas: A numeração deve ser sequencial, a partir da segunda página, em algarismos arábicos, no canto superior direito, sem traços, pontos ou parênteses, conforme as categorias descritas acima.
- Formato: A4;
- Margens: inferior e direita de 2 cm, esquerda e superior de 3 cm;
- Fonte: Times New Roman, corpo 12, espaçamento igual a 1,5 para o texto e títulos, e espaçamento 1 para resumo e abstract; títulos do resumo e abstract em maiúsculo, negrito, centralizado; em arquivo Word no formato DOC enviado pelo sistema de submissão da RCP;

- Título principal: maiúsculo, negrito, centralizado, em português, inglês e espanhol (obrigatórios). Subtítulos: normas ABNT para formatação e numeração utilizadas pela revista. Por padrão, não são numerados Introdução e Considerações Finais. 

- Resumos: Devem estar no começo do artigo, com seus títulos e palavras-chave em cada idioma exigido. Deve ter até 200 palavras em português, inglês e espanhol devidamente revisados por profissional (obrigatórios), conforme seção.

- Palavras-chave: listar objetivamente, até 6 palavras-chave nos idiomas respectivos, separadas por ponto e vírgula.

- Ilustrações: Devem ser inseridas no corpo do texto e também enviadas em arquivos separados, em JPG, nas resoluções exigidas*. Outros aspectos não informados, utilizar NBR 6023 para ilustrações.

- Tabelas seguem as recomendações da Fundação IBGE/ABNT e devem ser inseridas no texto e abertas à edição. Não necessitam ser enviadas, apenas devem ser inseridas no texto, abertas à edição. 

*Resolução das ilustrações: 
- 300dpi para imagens (fotos e afins)
- 900dpi para desenhos (quadros, gráficos, esquemas ou outro tipo de ilustração feito em ferramenta de desenho).

- Referências: a normalização das referências é baseada nas normas da ABNT (NBR 6023:2002 - Informação e documentação - Referências - Elaboração).

A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto são da responsabilidade do autor. As fontes devem ser apresentadas de forma completa. Os nomes dos periódicos devem ser descritos por extenso, sem abreviações. As referências devem ser ordenadas alfabeticamente e alinhadas à margem esquerda, conforme ABNT, com espaçamento simples nas entrelinhas e duplo entre as referências. 

- Recomenda-se que se observem as normas da ABNT referentes à apresentação de artigos em publicações periódicas (NBR 6023/2002), apresentação de citações em documentos (NBR 10.520/2002), norma para datar (NBR 5892), numeração progressiva das seções de um documento (6024/2003) e resumos (NBR 6028/2003), bem como a norma de apresentação tabular do IBGE.

FORMATAÇÃO OPCIONAL

 - O Dossiê Psicologia Policial e da Segurança Pública  edição especial I/2024 utilizará o estilo da American Psychology Association (APA) 7a. edição (consultar https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/paper-format/sample-papers).


3. CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO:

1. Tema (atual e relevante)
2. Objetivos (claros e bem definidos)
3. Revisão de literatura (reflete o estado-da-arte do conhecimento na área)
4. Consistência conceitual ou teórica do trabalho (adequada e bem estruturada)
5. Método de pesquisa utilizado (claramente definido e consistente com os objetivos do trabalho)
6. Análise de dados e resultados (interpretação correta dos dados e articulada com a base teórica)
7. Conclusões (fundamentadas nos dados da pesquisa, claras e objetivas)
8. Contribuição científica (para o conhecimento na área temática)
9. Redação e organização do texto (ortografia, gramática, clareza, objetividade e estrutura formal)
O autor poderá submeter também texto com o resultado de um caso de ensino. Para tanto sugere-se observar as recomendações da revista para apresentação de Casos de Ensino.

4. PROCESSO DE AVALIAÇÃO: 

Os artigos recebidos passam por uma pré-avaliação (desk review) e, se aprovados pela editoria, recebem um código e aguardam na fila por ordem de chegada (prazo médio de dois a seis meses). Os arquivos são enviados aos avaliadores em cópia anônima, sem identificação dos autores e instituições (blind review). Os avaliadores têm prazo para entrega de trinta dias. 

Após o trabalho receber dois pareceres, a editoria envia aos autores o resultado por e-mail. Caso necessite revisão, o prazo de entrega é de trinta dias, podendo ser prorrogado caso necessário.

Os nomes dos autores somente serão revelados quando o trabalho for publicado.

A revista não aceita envios fora das normas de submissão.

Lembramos que todos os trabalhos devem ser submetidos pelo Sistema de submissão e publicação da RCP;

A revista não recebe artigos enviados por outros meios.

Apreciação pelo Conselho Editorial:

O manuscrito que se enquadra nas categorias acima descritas é aceito para análise pressupondo-se que: (a) o mesmo trabalho não foi publicado e nem está sendo submetido para publicação em outro periódico; (b) todas as pessoas listadas como autores aprovaram o seu encaminhamento com vistas à publicação na Revista Ciência & Polícia; (c) qualquer pessoa citada como fonte de comunicação pessoal aprovou a citação; (d) os autores seguiram todos os procedimentos éticos recomendados pelos padrões adotados pela Revista.

A primeira avaliação do trabalho é realizada pelo Editor-Chefe da RCP e consiste na análise rigorosa da adequação do manuscrito às normas da revista, considerando, especialmente, dois aspectos: tipo de contribuição (suas características principais, definidas neste documento) e nas normas da ABNT (APA para os dossiês). Os manuscritos que forem considerados como não aderentes às critérios terão sua tramitação interrompida e os autores informados da decisão.

Os trabalhos que atenderem aos critérios serão enviados para apreciação do Conselho Editorial, que poderá fazer uso de consultores ad hoc a seu critério.

Os autores serão notificados da aceitação ou recusa de seus manuscritos.

Pequenas modificações no texto poderão ser feitas pela Direção ou pelo Conselho Editorial da revista. Quando julgadas necessárias modificações substanciais, o autor será notificado e encarregado de fazê-las, devolvendo o trabalho reformulado no prazo estipulado.

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

A RCP utiliza licença do tipo CCBY (https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt_BR), ou seja, permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Sendo assim, os autores declaram que, em caso de aceitação do artigo, concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Ciência & Polícia, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o devido agradecimento à Revista Ciência & Polícia do Instituto Superior de Ciências Policiais da Polícia Militar do Distrito Federal.