ANÁLISE COMPARATIVA DA PREVALÊNCIA DA COVID-19 NOS POLICIAIS MILITARES DA ATIVA E NA POPULAÇAO GERAL DO DISTRITO FEDERAL NO ANO DE 2020
Resumo
Objetivo: Avaliar o comportamento da pandemia de COVID-19 no ano de 2020 entre os policiais militares do Distrito Federal em comparação com a população geral do Estado.
Método: Estudo prospectivo baseado nos registros das avaliações clínicas de policiais militares da ativa com sintomas suspeitos de infecção pelo COVID-19 realizadas no Centro Médico da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e nos registros dos atestados médicos com CID 10 relacionados à doença no Centro de Perícia e Saúde Ocupacional (CPSO) da PMDF. Os dados obtidos foram comparados com os dados relativos à população do Distrito Federal (DF), obtidos de modo retrospectivo no portal da transparência da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). O Teste Qui-Quadrado e o Teste de Mann-Whitney foram utilizados para comparação dos grupos, que foi realizada por faixa etária quando necessário. Foi considerado um nível de significância de 0,05.
Resultados: O número de casos confirmados de COVID-19 dentro da Corporação (22,5% do efetivo) foi maior que o percentual de infectados na população total do DF (10,2% da população – p<0,05). A distribuição dos casos foi similar ao longo dos meses. Não houve diferença entre os grupos em relação ao percentual de óbitos (taxa de mortalidade entre policiais militares de 0,12% x taxa de mortalidade na população do DF de 0,14%).
Conclusão: No ano de 2020, policiais militares foram mais acometidos pela COVID-19 que a população em geral do DF, mas tiveram mortalidade e letalidade semelhantes à população de mesma faixa etária.